Peixe Sul-Americano com Dentes Semelhantes aos Humanos É Fisgado em Lago do Texas

Um pescador do Texas capturou um peixe originário da América do Sul com “dentes humanos” em um lago local, aumentando a lista de espécies invasoras que têm surgido recentemente nas vias navegáveis dos Estados Unidos. O peixe, conhecido como pacu, foi fisgado no Lago Meredith, em Sanford, e agora está abrigado no Museu Aquático e de Vida Selvagem do Lago Meredith, que divulgou um vídeo da captura em sua página no Facebook.

O pacu é originário das águas doces da América do Sul e, apesar de sua estreita relação com a piranha carnívora, é uma espécie vegetariana. Sua dieta consiste principalmente de nozes e frutas, o que explica a semelhança de seus dentes com os de humanos. Os funcionários do museu acreditam que o pacu foi “liberado no Lago Meredith por alguém que possivelmente o mantinha como animal de estimação”. Esses peixes, que podem crescer até 16,5 centímetros e pesar 40 quilos, frequentemente superam o tamanho adequado para aquários, levando seus donos a liberá-los na natureza.

O pacu foi introduzido nos Estados Unidos na década de 1980 através da liberação de aquários, conforme relatado pelo Departamento de Agricultura dos EUA, que também sugere que alguns exemplares podem ter escapado de instalações de aquicultura. Desde então, essa espécie herbívora já foi capturada em 47 estados americanos. Em agosto do ano passado, um menino de 11 anos de Oklahoma pescou um pacu em um lago atrás da casa de sua família.

Felizmente, a espécie ainda não estabeleceu populações reprodutivas nos Estados Unidos, e o impacto completo da liberação do pacu no ambiente ainda é desconhecido. Contudo, o pacu já se espalhou para países como Malásia, Indonésia, Taiwan, México, China, Filipinas, entre outros da Ásia. A espécie chegou a ser destaque em um episódio do programa “River Monsters”, do Animal Planet, onde foi responsabilizada por ataques a nadadores, mordendo suas genitálias. Felizmente, nenhum desses ataques foi registrado nos Estados Unidos.