Goiás moderniza gestão pública com o lançamento do Sislog 2.0

A partir desta segunda-feira (20/01), os usuários do Sistema de Logística de Goiás (Sislog) passam a ter acesso à versão 2.0 da plataforma. Lançado pela Secretaria da Administração (Sead) e pela Secretaria-Geral de Governo (SGG), o Sislog 2.0 traz inovações alinhadas à nova Lei de Licitações.

De acordo com o secretário da Administração, Alan Tavares, a atualização do sistema foi desenvolvida para facilitar o dia a dia dos usuários, proporcionando mais autonomia aos agentes de contratação e aprimorando a experiência, com um layout mais intuitivo e funcionalidades inovadoras.

“Com o Sislog 2.0, o Estado de Goiás reforça seu compromisso com a modernização da gestão pública, garantindo processos mais eficientes, transparentes e alinhados às novas exigências legais”, destaca o titular da pasta.

Segundo explica o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, o Sislog 2.0 foi resultado de uma pesquisa realizada pela SGG para entender as necessidades de melhoria dentro da realidade dos usuários.

“Nosso trabalho é voltado exclusivamente para a melhoria dos serviços públicos em função da ponta, que é o cidadão goiano. Goiás trabalha cada vez mais para a melhoria dos serviços voltados para os goianos”, afirma.

Sislog 2.0

Entre as principais melhorias e novidades da versão 2.0, o subsecretário de Logística e Patrimônio da Sead, Rogério Carneiro, cita:

  • flexibilidade para designações temporárias de Agente de Contratação;
  • notificações para novos documentos e movimentações;
  • possibilidade de visualização detalhada e integrada dos documentos de um processo;
  • possibilidade de reaproveitamento de documentos e configurações em contratações desertas ou fracassadas, entre outras atividades.

“A versão 2.0 chega para atender às necessidades apontadas pelos próprios usuários. Criamos a Rede de Contratações e coletamos, diretamente com os operadores dos processos de compras, o que era necessário para a evolução do sistema”, reforça o subsecretário.

Segundo ele, o objetivo da melhoria do sistema é tornar as contratações mais eficientes e efetivas, com mais rapidez e agilidade, gerando economia para o estado e melhoria nos processos também para o fornecedor.

Já para o subsecretário de Tecnologia da Informação do Governo de Goiás, Marcio Pereira, o trabalho que resultou no Sislog 2.0 foi voltado aos servidores.

“Esse sistema traz um olhar especial para os servidores, proporcionando mais eficiência e um ambiente de trabalho mais prático e funcional. Trata-se de uma ferramenta pensada para atender as necessidades diárias com eficácia”, explica. Ao mesmo tempo, beneficia diretamente o cidadão, assegurando processos mais ágeis, transparentes e eficazes para todos”, conclui.

Curso de atualização

Para preparar os usuários para as novidades trazidas pela nova versão do Sislog, a Subsecretaria de Logística e Patrimônio, em parceria com a Escola de Governo, criou um novo modelo de capacitação, que envolve cursos presenciais, para monitores e gerentes, e cursos de educação à distância (EaD) para os demais servidores.

Lançado na última semana, os cursos já têm mais de 1,4 mil inscritos, na modalidade EaD, com mais de 200 concluintes, e mais 149 servidores formados na modalidade presencial.

Para participar do curso na modalidade EaD basta acessar o Portal do Aluno, informar as credenciais de acesso e clicar na aba ‘Certificação em Contratações Públicas’. Nesta modalidade o curso Sislog 2.0 está com as inscrições sempre abertas e o servidor tem 20 dias para concluir a formação, após a inscrição.

Já para as aulas presenciais, o público-alvo deve ficar atento aos comunicados e programações da Escola de Governo para garantir vaga nas próximas turmas.