
Flipiri Itinerante encerra etapa em Pirenópolis com sucesso e chega a mais de seis mil estudantes
Ação percorreu escolas da rede municipal e estadual, ofertou livros e agora se prepara para a etapa aberta ao público, de 9 a 11 de outubro
Com a energia renovada após três dias de intensa programação em escolas da rede municipal e estadual, a 15ª Flipiri – Festa Literária de Pirenópolis encerrou, no final de agosto, sua primeira etapa, a Flipiri Itinerante. Agora, os organizadores voltam suas atenções para a grande festa cultural aberta ao público, que acontece de 9 a 11 de outubro, movimentando o Centro Histórico da cidade com uma programação diversificada, reunindo escritores, artistas e comunidade em torno do livro, da arte e da celebração da cultura.
Reconhecida como um dos principais eventos literários do Centro-Oeste, a Flipiri tem como objetivo fortalecer a cena literária e valorizar, especialmente, a produção independente, oferecendo visibilidade a novos autores e editoras. Nesta edição, a Flipiri tem como tema “Alumiar – Ler e Criar com Energia”, destacando a força da palavra energia como impulso para ações positivas, transformadoras e capazes de promover o desenvolvimento pessoal e coletivo. O evento presta homenagem aos escritores Roseana Murray, que estará presente à Flipiri, e Hugo de Carvalho Ramos (in memoriam), celebrando suas contribuições para a literatura e a cultura brasileira.
Além de prestigiar as atividades, ainda há a oportunidade, por parte dos autores, de participarem, ativamente, da festa literária, lançando suas obras durante o evento, gratuitamente, com acesso a espaço para sessões de autógrafos e vendas. Para tanto, deverão doar dois exemplares do livro que serão repassados a bibliotecas da cidade, e preencher o formulário de inscrição disponibilizado pela organização, no site oficial da FLIPIRI.
A Flipiri é uma realização do Instituto Casa de Autores (ICA), de Brasília, e da Prefeitura de Pirenópolis/Secretaria de Educação de Pirenópolis, contando com parceiros patrocinadores como: Instituto Pedro Gordilho, agência de viagem Viajar Pra Onde e Caixa Econômica Federal. O apoio institucional vem da Secretaria de Estado de Educação de Goiás (Seduc-GO), da Secretaria de Cultura de Pirenópolis. Já os parceiros são: Saneago, Festival Guardiões das Artes, Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música (Aplam), restaurante Um Café Bistrô, Dora Doces, Pousada Recanto dos Leões, Casas Carpe Diem, Livraria e Café Jabuti e Iguana Banca.
Sobre a itinerância
Durante a etapa itinerante, a Flipiri percorreu escolas de toda a cidade e dos povoados rurais, levando livros, histórias, escritores e muito afeto. O projeto cumpriu plenamente seus objetivos: aproximar a literatura do cotidiano escolar, estimular a leitura, fortalecer a imaginação e criar laços entre autores, professores, crianças e jovens. Foram momentos de intensa troca, que deixaram estudantes e educadores energizados pela experiência de viver a literatura de forma tão próxima e afetiva.
A dimensão dessa ação ganha ainda mais relevância quando se observa a estrutura da educação pública em Pirenópolis. A rede municipal, com 17 escolas, é responsável pela Educação Infantil e pelos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, contando com 130 professores, 43 monitores e 41 profissionais de apoio voltados ao Atendimento Educativo Especializado, atendendo 4.010 estudantes. Já a rede estadual, composta por 9 escolas, reúne 144 professores que atendem 2.563 estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional.
Ao todo, 358 professores e professoras foram diretamente impactados com a Flipiri Itinerante. A expectativa é que a experiência reverbere no dia a dia escolar, alcançando mais de 6 mil estudantes, além de suas famílias e da comunidade, fortalecendo o vínculo entre literatura, educação e transformação social.
Serviço
Flipiri 2025 – Festa Literária de Pirenópolis
9 a 11 de outubro de 2025
Centro Histórico de Pirenópolis – GO
Instagram: @flipiri.oficial
Site: www.flipiri.art.br