Seminário do Rota 22 reúne lideranças e apresenta resultados estratégicos para o Sul Goiano, em Buriti Alegre

Com presença do presidente do PL Goiás, o senador Wilder Morais, evento contou com mais de 250 participantes e mostrou dados sobre mobilidade, saúde e infraestrutura

A cidade de Buriti Alegre sediou o Seminário do Rota 22, no Clube Recreativo de Buriti Alegre (CRBA), na manhã deste sábado (07/02), reunindo representantes de 21 municípios, lideranças políticas, institucionais e comunitárias para apresentar os resultados das ações precursoras do projeto e a partir das informações trocadas entre participantes das Oficinas realizadas em Orizona, Campo Alegre de Goiás e Itumbiara onde foram propostas estratégias voltadas ao desenvolvimento regional e modernização do sul goiano.

O senador Wilder agradeceu a participação de todos e destacou o projeto Rota 22 como um levantamento completo, que ouviu as cidades, os sonhos, as necessidades e as oportunidades da população. “Nós não nos importamos com adjetivos. Os improváveis são vencedores. Sou um senador municipalista e vou brigar pela história”, afirmou. Wilder reforçou que o PL é o maior partido do Brasil e que carrega o número 22 como identidade, defendendo que o partido resolva seus assuntos internamente, sem ser “puxadinho” de ninguém.

Ele também ressaltou sua trajetória política, dizendo que nunca pensou em ser político, mas que foi convidado por Jair Bolsonaro, a quem atribui sua chegada ao Senado. “Estou na política para ajudar as pessoas. Deus me potencializou em tudo o que fiz. Vamos seguir o que o presidente Bolsonaro plantou em nós e não deixar que quem trabalhou contra nós herde esse legado”, concluiu, reafirmando o compromisso de fazer por Goiás.

Durante o encontro foram elencados temas estratégicos para os municípios da região sul como: emprego, empreendedorismo, negócios, educação, saúde, segurança pública, saneamento básico, infraestrutura, cidadania, assistência social, governança e gestão pública. O foco especial no Sul Goiano evidenciou os desafios e potencialidades municipais, com ênfase na geração de emprego e no fortalecimento do ambiente de negócios.

Ao longo do evento, foram mostrados avanços, desafios e perspectivas em áreas estratégicas para a população e destacados indicadores socioeconômicos relevantes. Goiás, com população estimada em 7.274.463 habitantes (3,58% da população brasileira), integra um país que soma 203.080.512 habitantes, segundo dados do IBGE. Buriti Alegre e sua região se inserem nesse contexto como importantes vetores de desenvolvimento do estado.

No Ranking de competitividade dos estados, evidenciando posições de destaque de Goiás em áreas como capital humano (7º lugar), potencial de Mercado (5º lugar), Sustentabilidade Ambiental (5º lugar) e Educação (10º lugar), além de avanços em Segurança Pública, Infraestrutura e Sustentabilidade Social.
Esses indicadores reforçam a necessidade de políticas públicas integradas e alinhadas às realidades locais e para a melhorar a qualidade de vida e para o crescimento sustentável dos municípios em Goiás.

Além do senador Wilder Morais, o seminário contou com a presença de diversas lideranças do Partido Liberal em Goiás. O Seminário do Rota 22 em Buriti Alegre contou com o apoio do prefeito de Buriti de Alegre, Garibaldo Neto, a primeira-dama Luciana Santana, primeira-dama, o vice-prefeito Andra Zago e dos vereadores Carlos Rabelo, Roberto Ferreira, Eduarda Mendonça. Participaram do evento Cassio Evangelista, Raquel Naves, Paulo Ferreira, Wander Silva, Rêges Barbosa, Antônio Freitas, todos lideranças de Buriti Alegre, o prefeito de Avelinópolis, Dr. Antônio Marcos com seu vice-prefeito Wellington Cardoso (Gordinho), os deputados estaduais Eduardo Prado, Major Araújo, os pré-candidatos à deputado federal pela sigla Maycon Tombini, Lissauer Vieira e Marquinho do Gayer.

O Seminário do Rota 22 reitera o compromisso das lideranças presentes com a integração regional, o planejamento estratégico e a construção de soluções concretas para as demandas locais, posicionando Buriti Alegre como referência no debate sobre o futuro do desenvolvimento do Sul Goiano.