Os crimes mais brutais do chefão da cocaína El Chapo – de assassinatos no YouTube a violência por vingança
Hoje é o aniversário de 66 anos do infame traficante El Chapo (terça-feira, 4 de abril).
Um dos narcotraficantes mais temidos do mundo , El Chapo finalmente enfrentou a justiça quando foi capturado em 2016.
Em 2019, ele foi condenado por uma ampla gama de crimes horríveis associados ao seu lucrativo império de drogas do Cartel de Sinaloa .
Ele terá, portanto, que comemorar atrás das grades em uma prisão ‘supermax’ de alta segurança no Colorado, Estados Unidos , tendo sido extraditado de seu México natal para finalmente enfrentar a justiça.
O pequeno criminoso montou as organizações de tráfico de drogas mais poderosas da história, levando-o a acumular riqueza rivalizada apenas no submundo do crime por Pablo Escobar.
Em 2014, El Chapo, nome verdadeiro Joaquín Archivaldo Guzmán Loera, disse às autoridades mexicanas que matou pessoalmente entre 2.000 e 3.000 pessoas.
As autoridades americanas e mexicanas acreditam que sua organização teve participação em cerca de 70.000 mortes.
As profundezas da depravação de El Chapo não tinham limites, e ele também enviou vídeos de seus rivais encontrando seus terríveis fins no YouTube.
De acordo com os promotores dos EUA: “Por ordem explícita do réu, os homens de Guzmán sequestraram seus rivais e os trouxeram até ele, muitas vezes amarrados e indefesos, e o réu então interrogou pessoalmente os rivais.”
Em 2010, os bandidos de El Chapo compartilharam um vídeo do assassinato do rival de drogas Israel Rincon Martinez depois que ele atacou Iván Archivaldo Guzmán (um dos filhos de El Chapo).
No mesmo ano, seus capangas foram filmados cortando o rosto de um homem depois que El Chapo o decapitou pessoalmente com uma serra elétrica.
Como advertência ao rival Cartel de Juárez , El Chapo prendeu a pele do morto a uma bola de futebol e a deixou em frente a um gabinete do conselho estadual.
Em maio de 2008, seu filho Édgar Guzmán López, de 22 anos, conhecido como El Chapito, foi morto em um tiroteio.
Em resposta, El Chapo entrou em um ataque vingativo, resultando na morte de quase 400 pessoas, incluindo pelo menos 20 agentes da lei.
Ele também foi acusado de agredir sexualmente meninas menores de idade, que ele descreveu como suas “vitaminas”, segundo uma testemunha citada durante o julgamento que finalmente o prendeu.
O traficante de drogas colombiano Alex Cifuentes afirmou em seu depoimento que Guzman o orientou a colocar “substâncias em pó” nas bebidas de meninas de 13 anos.
Ele conseguiu escapar da prisão não uma, mas duas vezes, subornando os guardas da prisão em um caso e pagando aos presos para cavar um túnel de fuga para ele em outro.
No entanto, qualquer fuga futura provavelmente será um pouco mais complicada. Ninguém jamais conseguiu escapar da prisão em que está agora, apelidada de ‘Alcatraz das Montanhas Rochosas’, construída em 1994.
Parece provável que El Chapo comemorará todos os seus futuros aniversários dentro de sua cela.