Secretaria Municipal da Mulher promove palestra sobre assédio moral e violência doméstica para colaboradores da Maternidade Nascer Cidadão
Ação abordou os tipos de assédio e a exposição em situações humilhantes de condutas negativas, desumanas e antiéticas entre funcionários, e as consequências para a saúde do colaborador e os prejuízos à instituição. “O assédio moral é qualquer tratamento abusivo com intenção de provocar alguém, por meio de comportamentos, atitudes, gestos ou por escrito”, alerta a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Tatiana Lemos
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, promoveu, nesta quarta-feira (19/04), palestra educativa sobre violência doméstica, assédio sexual e suas implicações na saúde da mulher para a equipe de enfermagem, médicos e funcionários da Maternidade Nascer Cidadão, localizada na Região Noroeste da capital.
A palestra foi ministrada pela secretária da Mulher, Tatiana Lemos, que abordou de maneira clara e objetiva as diversas formas de identificação do assédio, além de apresentar as medidas legais que podem ser tomadas. “O assédio moral é qualquer tratamento abusivo com intenção de provocar alguém, por meio de comportamentos, atitudes, gestos ou por escrito. Tal importunação é frequente e causa danos físicos e/ou psicológicos à vítima, colocando seu cargo e seu futuro profissional em risco, além de atrapalhar o ambiente organizacional”, argumenta.
Para o coordenador-geral da Maternidade Nascer Cidadão, Sebastião Pereira Teles, a palestra foi importante para a unidade de saúde, uma vez que, segundo ele, é fundamental conscientizar os colaboradores sobre como identificar e prevenir o assédio moral ou sexual.
“É essencial para a nossa unidade que nossos colaboradores estejam bem informados e capacitados para lidar com esse tipo de situação, garantindo um ambiente de trabalho saudável e produtivo”, reforça.
A ação faz parte da programação da Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Maternidade Nascer Cidadão, para alertar os colaboradores sobre o Abril Verde, movimento que busca investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável.
Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) – Prefeitura de Goiânia