Nas Profundezas do Oceano: A Incrível Missão de Resgate do Titan

No meio dos esforços desesperados para resgatar os cinco passageiros presos a bordo do Titan, um vídeo começou a circular, mostrando a profundidade que o submersível poderia ter alcançado. Esse vídeo animado perturbador está atualmente chamando a atenção online. A impressionante demonstração em 3D, criada pela empresa de animação espanhola MetaBallStudios, apresenta uma paisagem marinha virtual subaquática repleta de marcos globais, como se um apocalipse no estilo da Atlântida tivesse submergido os tesouros da Terra. Conforme o submersível ilustrado desce nas profundezas digitais, o vídeo passa por vários marcos globais, incluindo a Estátua da Liberdade (com 305 pés de altura), a Torre Eiffel (com 300 metros de altura) e o Burj Khalifa (com 2.719 pés de altura). Outras referências incluem a profundidade de teste de um submarino da classe Typhoon (com 1.312 pés) e o fundo do Oceano Antártico (com 10.728 pés). Eventualmente, o espectador é levado aos destroços do Titanic, localizado a cerca de 12.000 pés abaixo do nível do mar, no fundo do Oceano Atlântico – exatamente onde as equipes de resgate suspeitam que o Titan esteja preso após seu desaparecimento no domingo. A bordo do navio estão Stockton Rush, fundador e CEO da OceanGate Expeditions, Paul-Henri Nargeolet, especialista francês em Titanic, Hamish Harding, bilionário britânico, e Shahzada Dawood, empresário paquistanês, juntamente com seu filho de 19 anos, Suleman. Com menos de 24 horas de oxigênio respirável restantes no submarino, os socorristas estão lutando contra o tempo para localizar a embarcação. Na terça-feira, três aviões da Força Aérea dos EUA entregaram equipamentos e ferramentas essenciais ao Canadá, em uma tentativa descrita como a “última chance” de resgatar os passageiros. Se bem-sucedido, esse será o resgate oceânico mais profundo de todos os tempos.

Submersível turístico explorando destroços do Titanic desaparece no Oceano Atlântico

O que nós sabemos

Um submersível em uma expedição turística cara ao  naufrágio do Titanic  no Oceano Atlântico desapareceu com provavelmente apenas quatro dias de oxigênio . A Guarda Costeira dos EUA disse que o pequeno submarino começou sua jornada debaixo d’água com cinco passageiros na manhã de domingo, e o navio de pesquisa canadense com o qual estava trabalhando perdeu contato com a tripulação cerca de uma hora e 45 minutos após o início do mergulho.

Quem está a bordo?

A família do explorador mundial Hamish Harding confirmou no Facebook que ele estava entre os cinco que viajavam no submarino desaparecido. Harding, um empresário britânico que já pagou por uma viagem espacial a bordo do foguete Blue Origin no ano passado, compartilhou uma foto sua no domingo assinando um banner para a última viagem da OceanGate ao naufrágio. Também a bordo estavam o magnata paquistanês da energia e tecnologia Shanzada Dawood e seu filho Sulaiman, 19; o famoso mergulhador francês e especialista em Titanic, Paul-Henri Nargeolet, e o fundador e CEO da OceanGate, Stockton Rush.

Qual é o próximo?

“Estamos fazendo tudo o que podemos para localizar o submersível e resgatar as pessoas a bordo”, disse o contra-almirante John Mauger a repórteres . “Em termos de horas, entendemos que eram 96 horas de capacidade de emergência do operador. Oficiais da Guarda Costeira disseram que estão concentrando todos os seus esforços na localização do submarino primeiro, antes de enviar qualquer embarcação capaz de chegar até 12.500 pés abaixo de onde os destroços do Titanic estão localizados. Embora a Guarda Costeira não tenha nenhum submarino capaz de atingir essas profundidades, as autoridades estão trabalhando sem parar para garantir que tal embarcação esteja pronta se e quando o submarino Titan for localizado. Na tarde de terça-feira, as autoridades disseram que restavam apenas 40 horas de oxigênio no Titã. Mauger, comandante do primeiro distrito e líder da missão de busca e resgate, disse que os EUA estão coordenando com o Canadá a operação. Com informações Ny Post