Ecopontos de Goiânia facilitam o descarte correto de resíduos durante as férias
Durante as férias, é comum que as pessoas realizem atividades de limpeza e reforma em suas casas, o que resulta em aumento significativo na quantidade de resíduos gerados. No entanto, é fundamental que esse descarte seja feito de forma correta, visando à preservação do meio ambiente e à saúde pública. Nesse sentido, os ecopontos de Goiânia surgem como uma solução eficiente e gratuita.
Os ecopontos são locais especialmente designados para o descarte de diferentes tipos de resíduos, como aqueles de construção civil, óleo de cozinha usado, pneus, móveis e eletrodomésticos inservíveis. Em Goiânia, existem cinco espaços distribuídos estrategicamente pela cidade.
Uma das principais vantagens dos ecopontos é que eles oferecem caçambas e baias específicas para cada tipo de resíduo, e garantem, assim, a separação adequada dos materiais que não podem ser descartados junto ao lixo comum.
“Essa separação é fundamental, pois permite que os materiais sejam encaminhados para os destinos corretos e evita a contaminação do solo e da água”, pontua o presidente da Comurg, Alisson Borges.
Além disso, os ecopontos contam com equipes treinadas para receber e orientar a população sobre o descarte correto de lixo. Borges explica que essa assistência é essencial, “pois muitas vezes as pessoas não sabem como descartar corretamente determinados materiais, como o óleo de cozinha usado, por exemplo. Evitar que esse resíduo seja jogado na pia, contribui com o combate à poluição dos rios”.
Outro ponto importante é que o descarte correto de resíduos economiza a utilização dos recursos naturais. Itens como o vidro, o papel e o plástico podem ser reciclados e transformados em novos produtos, reduzindo a necessidade de extração de matérias-primas virgens.
O presidente ressalta que durante as férias, é comum que as pessoas tenham mais tempo disponível para realizar atividades de limpeza e organização em suas casas, portanto, é o momento ideal para aproveitar os ecopontos de Goiânia e fazer o descarte correto dos resíduos gerados e evitar que eles sejam jogados em vias públicas ou lotes baldios. “Essa atitude consciente não apenas contribui para a preservação do meio ambiente, como também para a melhoria da qualidade de vida da população, uma vez que evita a proliferação de doenças e a degradação do ambiente urbano”, diz.
Os itens não recicláveis são encaminhados ao Aterro Sanitário do município e os demais têm como destino as 13 cooperativas parceiras da Prefeitura, beneficiando centenas de famílias goianienses que vivem da reciclagem.
Confira os endereços:
1 – Guanabara: Rua GB-5 com Rua GB-6, Jardim Guanabara II.
2 – Faiçalville: Avenida Nadra Bufaiçal com Avenida Madri APM, Setor Faiçalville.
3 – São José: Rua Frei Nazareno Confaloni com Rua Irmã Maria Bernarda, Jardim São José.
4 – Campos Dourados: Rua São João Del Rei APM 07, Residencial Campos Dourados.
5 – Parque Eldorado Oeste: Rua Elo 43, Parque Eldorado Oeste.
Funcionamento:
Todos os dias, das 7h às 22h
Fotos: Luciano Magalhães/Comurg
Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia