A Johnson & Johnson está abandonando seu icônico logotipo após 130 anos
A gigante da saúde disse na quinta-feira que substituirá a conhecida escrita de assinatura que usa desde 1887 por um visual moderno que reflete seu foco acentuado em produtos farmacêuticos e dispositivos médicos.
O roteiro original – baseado na assinatura do cofundador James Wood Johnson – ainda será visto por enquanto em produtos de consumo como shampoo para bebês da Kenvue, uma nova empresa recentemente desmembrada da J&J.
A própria Johnson & Johnson estreitou seu foco para produtos farmacêuticos e dispositivos médicos.
O novo visual, que inclui um tom diferente de vermelho, visa reconhecer a mudança da J&J para uma “empresa pura de saúde”, disse Vanessa Broadhurst, vice-presidente executiva da empresa.
O logotipo da assinatura era “um dos emblemas da empresa mais usados no mundo”, declarou a J&J em uma postagem no site de 2017.
Mas começou a mostrar sua idade em uma era de mensagens de texto e emojis.
Muitas crianças não aprendem mais a escrever letras cursivas na escola, observou a consultora de marketing Laura Ries.
As pessoas podem reconhecer a assinatura, mas não a estavam necessariamente lendo, disse ela. O novo logotipo, disse ela, é mais fácil de processar.
“Por ser mais fácil, quase chama a atenção”, disse Ries, que não esteve envolvido na mudança do logotipo.
Ries também observou que as pessoas provavelmente identificaram mais o logotipo do script com os produtos Kenvue que veem nas prateleiras das drogarias, como Band-Aids, Listerine e Tylenol.
“Todos lavaram seus bebês com shampoo para bebês da Johnson & Johnson”, disse ela.
Um porta-voz da Kenvue disse que a marca J&J em produtos como Band Aids será gradualmente removida.
O logotipo da assinatura também pode ser encontrado em frascos do agora descontinuado talco para bebês à base de talco da empresa , o que gerou ações judiciais alegando que causava câncer.
A J&J insistiu que o pó era seguro.
O negócio de consumo ajudou a J&J a tornar-se o maior fabricante mundial de produtos de saúde, com vendas anuais superiores a 90 mil milhões de dólares.
Mas as suas divisões farmacêuticas e de dispositivos médicos ultrapassaram-na facilmente em tamanho quando a cisão foi anunciada no final de 2021.
A J&J, com sede em New Brunswick, Nova Jersey, também disse na quinta-feira que renomeará sua empresa farmacêutica Janssen como Johnson & Johnson Innovative Medicine.
Seu segmento de dispositivos médicos e tecnologia se chamará Johnson & Johnson MedTech. (Fonte: new York Post)