Procon Goiás Intensifica Fiscalização e Interdita Duas Empresas de Consórcio em Goiânia

Fiscais do Procon Goiás tomaram medidas drásticas contra mais duas empresas de consórcio na cidade de Goiânia nesta segunda-feira, 18 de setembro. A primeira operação foi desencadeada após a denúncia de consumidores que estavam buscando financiamento para a compra de veículos.

Um desses consumidores relatou ter efetuado um pagamento de R$25 mil, acreditando ser a quantia referente à entrada para adquirir um veículo. Contudo, logo em seguida, foi surpreendido com a informação de que, na realidade, estava participando de um consórcio, algo que não havia sido devidamente indicado pelo vendedor durante a negociação inicial.

Assim como nas ações anteriores de interdição, os consumidores foram atraídos por anúncios nas redes sociais, sem receberem informações claras sobre o consórcio em questão. Durante a interdição, o superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael, enfatizou o compromisso do órgão na proteção dos direitos dos consumidores e reforçou a determinação em relação às empresas que operam com más intenções, prejudicando a população.

“Continuaremos a combater firmemente essas empresas oportunistas, que se aproveitam da vulnerabilidade e da falta de informação dos consumidores. Além de nossas ações repressivas, também estamos concentrando nossos esforços em campanhas de conscientização para prevenir golpes como esses”, alertou Rafael.

A segunda empresa, localizada na Vila Resende, seguiu o mesmo padrão das demais, atraindo consumidores por meio de conteúdo patrocinado, principalmente no Facebook, e os induzindo a negociar um financiamento falso, com a promessa de acesso ao bem após o pagamento da entrada.

Ambas as empresas foram autuadas e interditadas devido a infrações contra as relações de consumo e têm um prazo de 20 dias para apresentar sua defesa junto ao Procon Goiás. Vale ressaltar que, até o momento deste comunicado, já foram fechadas 22 empresas de consórcio somente este ano pelo órgão.

Se algum consumidor se sentir lesado e desejar fazer uma denúncia, os canais de contato com o Procon Goiás estão disponíveis pelos números 151 (para Goiânia), (62) 3201-7124 (para o interior do estado) ou através do Procon Web, que possibilita a denúncia online. Estamos à disposição para proteger seus direitos como consumidor.