Governador de Goiás Anuncia Plano “Vacina Mais, Goiás” para Impulsionar Cobertura Vacinal e Combater Queda no Estado
Iniciativa busca elevar os índices de imunização no estado e combater a queda na cobertura vacinal em todo o país
Goiânia, Goiás – Nesta quarta-feira, o governador Ronaldo Caiado anunciou o lançamento do Plano Estadual de Recuperação das Altas Coberturas Vacinais, chamado de “Vacina Mais, Goiás”. Este plano estabelece uma série de atividades direcionadas para a melhoria dos índices de imunização no estado de Goiás. A iniciativa surge como resposta à adesão do estado ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, um projeto liderado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Em um evento realizado no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Caiado parabenizou a iniciativa do CNMP na batalha pela imunização da população e destacou a importância da conscientização sobre a vacinação. “Temos que avançar nessa conscientização. Muitos não lembram hoje da gravidade de inúmeras sequelas. Para diversas doenças, há vacinas, são preventivas e servem para dar tranquilidade às crianças, jovens e adultos que terão uma vida saudável. Não temos espaço para achismo, só temos espaço para ciência”, afirmou o governador.
O pacto do CNMP tem como objetivo informar a população sobre a importância da imunização para a prevenção de doenças controladas ou erradicadas, por meio de metas para a retomada de índices seguros de cobertura vacinal.
Uma Política de Estado em Prol da Saúde
O conselheiro do CNMP, o juiz Jayme de Oliveira, destacou a importância do engajamento do governador Caiado no plano, chamando-o de uma “política de estado para melhoria dos índices”. O Plano Estadual de Recuperação das Altas Coberturas Vacinais estabelece seis objetivos principais:
- Alcançar o percentual de cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde para crianças menores de 2 anos e para a população de 9 a 14 anos;
- Combater informações falsas e desinformação sobre o tema;
- Melhorar a segurança nos processos de imunização;
- Estimular a vacinação e o registro correto;
- Incentivar os municípios a facilitar o acesso da população às vacinas;
- Fortalecer as ações intersetoriais com ênfase na imunização.
O foco principal do plano será no público infantil. “Temos uma preocupação maior em relação às crianças, porque essa cobertura vacinal é o que vai garantir a proteção para a vida adulta”, afirmou Flúvia Amorim, superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde.
União Pelo Bem Comum
O vice-governador Daniel Vilela reforçou a importância da ciência e da vacinação como uma responsabilidade coletiva. “Com informação e conhecimento por parte das famílias, vamos obter resultados positivos em pouco tempo”, disse ele. A reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira de Lima, enfatizou que é uma obrigação da UFG aderir a esse pacto em prol da saúde e qualidade de vida para todos.
Além do governo estadual, o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal também foi assinado pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Saneago, Equatorial Energia Goiás, Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio), Tribunais de Contas do Estado (TCE) e Municípios (TCM), entre outros.
Preocupação Nacional com a Cobertura Vacinal
De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal registra queda em todo o país. Até o momento, Goiás ainda não alcançou cobertura superior a 75% para nenhum dos imunizantes que constam no Plano Nacional de Imunizações (PNI), incluindo BCG, rotavírus humano, meningocócica C, pentavalente, pneumocócica, poliomielite, febre amarela, hepatite A e tríplice viral D1.
O lançamento do “Vacina Mais, Goiás” representa um esforço determinado para reverter essa tendência preocupante e assegurar a proteção da saúde pública em Goiás. A adesão ao pacto e a implementação deste plano demonstram o comprometimento das autoridades e instituições em garantir a imunização adequada da população, promovendo uma vida mais saudável e segura para todos.