Forças de Segurança de Goiás Capturam Foragido na Praia de Copacabana, Rio de Janeiro

As forças de Segurança do Estado de Goiás prenderam Keilysson Phelipe Santos de Sousa, de 29 anos, na manhã deste domingo (28/01), na praia de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro. Conhecido como Pato, Sombra ou Filipinho, o foragido era investigado por tráfico de drogas, suspeito de homicídio, e havia fugido da Unidade Prisional Regional (UPR) de Trindade em outubro do ano passado.

A ação de investigação e captura foi realizada em colaboração entre a Polícia Penal de Goiás e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Penal, Keilysson estava vivendo na favela da Rocinha, na capital fluminense, há cerca de três meses. Após identificação e monitoramento, a prisão ocorreu durante um momento de lazer na praia de Copacabana. O foragido será reconduzido à UPR de Trindade, aguardando julgamento pela Justiça de Goiás.

O diretor-geral da Polícia Penal do Estado, Josimar Pires, explicou que Keilysson se estabeleceu no Rio de Janeiro devido à dificuldade de acesso da polícia em determinadas áreas. O monitoramento foi resultado do trabalho de inteligência, realizado em cooperação com o serviço de inteligência do BOPE da Polícia Militar do Rio.

O foragido é principal alvo de investigação pela Lei 11.343/2006 (Lei de Tóxicos), que trata dos crimes relacionados ao tráfico ilícito de drogas. O governador Ronaldo Caiado elogiou a ação da polícia, destacando que a criminalidade não tem vez diante das forças de segurança goianas.

Além disso, a Polícia Penal realizou a 1ª Ação Simulada com Ativação de Protocolos de Contingenciamento de Crises, no Complexo Prisional em Aparecida de Goiânia. O exercício, que simulou casos de rebeliões simultâneas e tentativas de fuga, faz parte do Protocolo de Contingenciamento em Cenários de Crise, lançado recentemente pela DGPP para padronizar ações em eventos críticos nos estabelecimentos penitenciários de Goiás.