Drones e Insetos Estéreis: Tecnologia Desenvolvida no Interior Paulista Pode Auxiliar no Controle do Aedes aegypti

Uma tecnologia inicialmente destinada à aplicação de biodefensivos para o controle biológico de pragas agrícolas está sendo adaptada para ajudar no combate à proliferação de mosquitos transmissores de doenças, como o Aedes aegypti, em ambientes urbanos.

Desenvolvida pela empresa Birdview, localizada em São Manuel, interior de São Paulo, com o apoio do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a solução chamou a atenção de empresas produtoras de Aedes aegypti estéreis no Brasil. A ideia é utilizar a tecnologia para auxiliar na erradicação de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika, conforme informações da Agência Fapesp.

O sistema desenvolvido é composto por um módulo de liberação e embalagem integrado a drones, que realiza a soltura controlada de insetos adultos em áreas previamente demarcadas, minimizando danos e estresses. Inicialmente utilizado para liberar insetos no ambiente agrícola visando o controle de pragas, a tecnologia agora poderá ser empregada nas áreas urbanas para soltar mosquitos Aedes aegypti machos e estéreis. Esses mosquitos se acasalam com as fêmeas, diminuindo a população do inseto transmissor de vírus.

A startup, que já atua há oito anos, busca parcerias com criadores de insetos estéreis para expandir o projeto. A tecnologia, ainda em fase experimental, poderá ser uma ferramenta inovadora no controle de doenças transmitidas por mosquitos e também ter aplicações na restauração de florestas, por meio da liberação de sementes.

Fonte: Agência Fapesp