Ministério da Justiça e Segurança Pública Planeja Ações para Combate à Violência Contra a Mulher
Nesta sexta-feira (16), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) promoveu uma reunião entre suas secretarias com o objetivo de discutir e elaborar um conjunto de políticas públicas para 2024, direcionadas ao acesso à justiça e ao enfrentamento à violência contra a mulher em todo o país, em colaboração com os estados.
Coordenada pela Secretaria de Acesso à Justiça (Saju), a reunião teve como propósito mapear e impulsionar as ações das diferentes entidades dentro do Ministério, visando estabelecer um cronograma de atividades a ser divulgado durante o mês de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, mas que abrangerá todo o ano de 2024.
“A ideia dessa reunião foi mapear e impulsionar as ações que todas as entidades dentro do Ministério da Justiça e Segurança Pública possuem. Todas as forças de segurança ligadas à instituição estão desenvolvendo políticas de proteção e atenção à mulher. O objetivo é estabelecermos um cronograma de atividades para ser divulgado durante todo o mês de março, mas que envolve todo o ano de 2024”, ressaltou a secretária de Acesso à Justiça, Sheila Carvalho.
Durante o encontro, representantes das diferentes secretarias do MJSP apresentaram propostas voltadas à promoção do direito, do acesso à justiça e à prevenção à violência contra a mulher.
Entre as ações propostas, estão o lançamento de cartilhas educativas de prevenção à violência de gênero, editais direcionados à promoção de políticas públicas para mulheres no contexto de drogas, realização de eventos sobre o tema, capacitação de profissionais de segurança pública e operações integradas entre as polícias para o combate à violência contra a mulher nos estados, entre outras.
A reunião contou com a participação da coordenadora do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), Tamires Sampaio, e representantes das secretarias Nacionais do Consumidor (Senacon), da Segurança Pública (Senasp), de Políticas Penais (Senappen), de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), de Justiça (Senajus), de Assuntos Legislativos (SAL) e Secretaria Executiva (SE), além da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal (PF).