Prefeitura de Goiânia intensifica ações de combate à dengue em meio a aumento de casos

Com um aumento significativo nos casos de dengue em Goiânia, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está reforçando as medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti. O alerta foi emitido após a confirmação do primeiro óbito por dengue em 2024 na capital, conforme dados do Boletim Epidemiológico Arboviroses número 7, divulgado nesta quarta-feira (21/2).

De acordo com o boletim, o número de casos confirmados de dengue em Goiânia aumentou em 67,2% em relação ao boletim anterior, totalizando 2.542 casos. Além disso, foram registrados 80 casos confirmados de chikungunya e dois casos prováveis de zika vírus.

O titular da SMS, Wilson Pollara, destacou que fatores como variação climática, aumento das chuvas e ressurgimento de novos sorotipos do vírus contribuíram para o crescimento dos números. “A chuva, somada ao calor, favorece na replicação do mosquito Aedes aegypti”, explicou. Ele também ressaltou que Goiânia está agora em situação de alerta 3, devido ao aumento dos casos.

Dentre as ações em andamento pela Prefeitura de Goiânia para combater o mosquito estão as visitas domiciliares realizadas pelos Agentes Comunitários de Endemias (ACEs), que identificaram que 75% dos focos estão nos quintais das residências. Além disso, está em andamento o 1º Mutirão de Goiânia de 2024, com mais de 3.500 visitas em domicílios da Região Norte da Capital.

Outra medida adotada são as armadilhas In2Care para o controle do Aedes aegypti, instaladas em locais estratégicos da cidade. Essa tecnologia tem se mostrado eficaz, resultando em uma redução de 49,1% nos casos nos setores onde foram implementadas.

A população também é orientada a tomar medidas para evitar a proliferação do mosquito, como verificar se a caixa d’água está bem tampada, colocar areia nos pratos de plantas, recolher e acondicionar o lixo do quintal, limpar as calhas, cobrir piscinas, entre outras.

Diante do cenário, a colaboração de todos é fundamental para combater o avanço da dengue e proteger a saúde da população.