
Prevenção em Destaque: SES Alerta sobre os Perigos do Câncer de Boca
A Secretaria da Saúde (SES) está alertando para os perigos do câncer de boca, que resultou na perda de 224 vidas no estado em 2023. Essa preocupação é destacada neste mês, com a campanha de prevenção Maio Vermelho, visto que o câncer de boca é o quinto tipo mais comum de câncer entre a população, representando 4,6% dos casos registrados, com uma taxa de mortalidade de 3%.
Com o intuito de conscientizar sobre essa doença, a Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais) vai fornecer materiais informativos digitais, como cards e banners eletrônicos, para os municípios através das suas 18 regionais. Também está planejada a realização de uma transmissão ao vivo para promover discussões sobre o tema entre os profissionais de saúde.
A orientação é que as pessoas visitem regularmente o dentista, o que facilita a identificação de lesões suspeitas e o diagnóstico precoce. Esse serviço é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO PRECOCE “Oitenta por cento dos casos desse tipo de câncer podem ser curados se diagnosticados no início e tratados adequadamente”, afirma a coordenadora de Saúde Bucal Especializada da SES, Maria de Fátima Nunes de Oliveira.
“O tratamento geralmente envolve cirurgia oncológica e/ou radioterapia, sendo avaliado individualmente em cada caso”, acrescenta a coordenadora.
FATORES DE RISCO Entre as principais causas do câncer de boca e de parte dos tumores de orofaringe estão:
o tabagismo o consumo excessivo de álcool, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A obesidade e o baixo consumo de frutas e legumes também estão associados a um risco aumentado, de acordo com um estudo do American Institute For Cancer Research. Outro fator de risco significativo para o câncer de lábio é a exposição prolongada ao sol sem proteção. Além disso, parte dos casos de tumores de orofaringe está relacionada à infecção pelo HPV.
“Essas informações serão apresentadas nos materiais gráficos, destacando que os principais fatores de risco dessas doenças são hábitos que podem ser evitados ou modificados”, afirma o coordenador da Oncologia do estado, Kleber Junior Rodrigues Monteiro.
SINTOMAS Os principais sintomas desses tipos de câncer incluem:
lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca (palato) e bochecha; nódulos (caroços) no pescoço; rouquidão persistente. Em estágios mais avançados, podem ocorrer:
dificuldade de mastigar e engolir, dificuldade na fala, sensação de algo preso na garganta.