Brasil vence o Uruguai e mantém 100% nas Eliminatórias da Copa do Mundo
A Seleção Brasileira masculina segue imbatível nas Eliminatórias da Copa do Mundo de Basquete. Nesta quinta, 30, diante do Uruguai, em Montevidéu, na Antel Arena, o Brasil dominou o rival, venceu por 73 a 60 e manteve os 100% de aproveitamento em cinco jogos na disputa. A Seleção já entrou em quadra classificada para a segunda fase das Eliminatórias.
O Brasil volta à quadra no domingo, às 21h40, diante da Colômbia, na Arena Barranquilla, fechando a primeira fase da competição. O jogo será transmitido ao vivo pela ESPN Brasil.
Rafael Luz – 13pts, 3reb e 3ast
Marcelinho Huertas – 12pts e 4ast
Rafael Mineiro – 15pts e 7reb
Bruno Caboclo – 9pts e 4reb
Georginho – 8pts, 2reb e 3ast
Eliminatórias da Copa do Mundo
Pelo formato de disputa das Eliminatórias, as 16 Seleções das Américas foram separadas na primeira fase em quatro grupos com quatro equipes, formando os Grupos A, B, C e D, com jogos de ida e volta dentro dos grupos, totalizando seis partidas. Os três melhores de cada chave avançam para a segunda fase, quando serão formados os Grupos E e F, com seis equipes em cada uma.
Líder do Grupo B, o Brasil chega à última rodada da janela classificado, assim como o Uruguai. Chile e Colômbia lutam pelo último posto. O chaveamento da segunda fase das Eliminatórias também já está definido, com Estados Unidos, Porto Rico e México garantidos.
Neste segundo momento, todas as equipes carregam os resultados da primeira fase, e jogam apenas contra as equipes que não enfrentaram ainda. Assim, teremos jogos de ida e volta entre Brasil x México, Estados Unidos e Porto Rico. Após o fim dos duelos, os três primeiros + o melhor quarto colocado entre os Grupos E e F se classificam para a Copa do Mundo 2023, somando sete postos das Américas na competição.
Copa do Mundo 2023
A Copa do Mundo acontece entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro de 2023, com Japão, Filipinas e Indonésia dividindo o direito de sediar a disputa. A competição terá 32 equipes, com oito grupos de quatro equipes na primeira fase. Os dois melhores times de cada grupo avançam para a fase seguinte da Copa do Mundo, quando formam um novo grupo de quatro equipes contra rivais de outra chave. Os dois melhores vão para o mata-mata a partir das quartas de final.
CONVOCADOS
Armadores
Elinho
Rafa Luz
Marcelo Huertas
Alas-Armadores
Georginho
Gui Deodato
Ala
Rafael Munford
Alas-pivôs
Gabriel Jaú
Rafael Mineiro
Lucas Dias
Bruno Caboclo
Renan Lenz
Pivô
Lucas Mariano
Comissão técnica
Diretor Executivo/Chefe de Delegação – Marcelo Sousa
Diretor Basquete Masculino – Diego Miceli Jeleilate
Gerente Administrativo – Bruno Gomes Valentin
Assistente Administrativo – Ricardo Carvalho
Técnico – Gustavo de Conti
Assistentes técnicos – Hélio Rubens Garcia e Bruno Savignani
Preparador físico – Bruno Nicolaci
Médico – Paulo Szeles
Fisioterapeuta – Bruno Secco
Nutricionista – Denise Silva
Gerente de Comunicação – Thierry Gozzer
Fonte: Assessoria CBB