Deutsche Bank se recupera à medida que diminuem os temores sobre o sistema bancário europeu
As ações do Deutsche Bank se recuperaram na manhã de segunda-feira – aliviando os temores sobre o instável sistema bancário europeu após uma ligeira queda no custo do seguro da dívida do credor contra inadimplência.
As ações do Deutsche Bank estavam sendo negociadas em alta de 4,4% no verde no índice DAX da Bolsa de Valores de Frankfurt na segunda-feira.
Outras ações de bancos europeus também obtiveram ganhos na segunda-feira – provocando um suspiro de alívio de observadores nervosos.
As ações europeias abriram em alta na segunda-feira, com o credor alemão Commerzbank AG subindo 2,4% e o BNP Paribas subindo 1,2%.
As ações do Deutsche Bank caíram 8,5% na sexta-feira, depois que o custo de seus swaps de inadimplência de crédito de cinco anos – o seguro que os detentores de dívidas pagam para se proteger contra uma possível inadimplência – subiu para 200 pontos-base.
O aumento acentuado levou os analistas a se perguntarem se o Deutsche Bank era o próximo credor financeiro que precisava ser resgatado – semelhante ao gigante suíço Credit Suisse, que foi adquirido por seu rival de longa data UBS por uma barganha de US$ 3,2 bilhões.
Mas analistas de Wall Street e autoridades alemãs descartaram as preocupações com a estabilidade do Deutsche Bank.
“O Deutsche Bank modernizou e reorganizou completamente seus negócios e é um banco muito lucrativo”, disse o chanceler alemão Olaf Scholz após uma cúpula da União Europeia em Bruxelas.