
Goiás registra maior crescimento econômico do país em fevereiro e alcança recorde histórico
A economia de Goiás voltou a se destacar no cenário nacional. Em fevereiro de 2025, o estado registrou crescimento de 6,6% na atividade econômica em relação ao mesmo mês do ano anterior — o maior avanço entre as unidades da federação e bem acima da média nacional de 4,1%.
Os dados são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), indicador calculado pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB). O levantamento também aponta que o estado alcançou o maior nível de produção econômica já registrado para um mês de fevereiro desde o início da série histórica.
Desempenho acima da média
Além do bom resultado mensal, Goiás apresentou crescimento de 5,3% no acumulado dos dois primeiros meses de 2025, enquanto a média do país ficou em 3,8%. No acumulado dos últimos 12 meses, a alta registrada foi de 3,4%. Em relação a janeiro deste ano, com ajuste sazonal, o crescimento goiano foi de 1,5%, frente aos 0,4% da média nacional.
Para o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, os resultados refletem uma economia sólida e crescente. “O avanço da economia em Goiás pode ser observado na geração de empregos e no aumento da renda da população. O estado segue como referência nacional em desenvolvimento”, declarou.
Ferramenta de monitoramento
O IBCR é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e serve como termômetro da economia regional. Produzido mensalmente, o índice é baseado em dados de setores como indústria, serviços e agropecuária. Com divulgação mais rápida que o PIB, o IBCR permite análises dinâmicas do ritmo da economia local.
O bom desempenho reforça a posição de Goiás como uma das economias mais competitivas do país, impulsionada por investimentos estratégicos e estabilidade fiscal.