Tesla de Elon Musk não é mais o maior vendedor mundial de carros elétricos
A liderança da Tesla no mercado de veículos elétricos está diminuindo, de acordo com os números de vendas divulgados esta semana pela montadora chinesa BYD, apoiada por Warren Buffett.
A BYD revelou que vendeu 641.350 “veículos de nova energia” – ou veículos elétricos de bateria completa e híbridos plug-in – nos primeiros seis meses de 2022, de acordo com um arquivo da empresa . Esse número de vendas marcou um aumento de cerca de 314% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A BYD vendeu mais de 134.000 veículos somente em junho, de acordo com o comunicado.
Em comparação, a Tesla de Elon Musk vendeu 564.743 veículos durante o primeiro semestre de 2022 – um período tumultuado em que a empresa lutou para superar um longo desligamento em uma importante fábrica de produção em Xangai e outras interrupções relacionadas à cadeia de suprimentos.
O conglomerado de Buffett Berkshire Hathaway detinha uma participação de 7,7% na BYD em abril, que valia mais de US$ 9 bilhões. A empresa gastou US$ 232 milhões para adquirir sua participação inicial na empresa chinesa em 2008.
Musk disse em maio que esperava que algumas “empresas muito fortes” surgissem da China e oferecessem forte concorrência para a Tesla no setor de veículos elétricos nos próximos anos.
No entanto, o chefe da Tesla e o homem mais rico do mundo foi desdenhoso em uma entrevista de 2011 quando perguntado sobre o produto da BYD – literalmente rindo da ideia de que representava concorrência.
“Você viu o carro deles? Eu não acho que eles têm um grande produto. Não acho que seja particularmente atraente, a tecnologia não é muito forte”, disse Musk à Bloomberg na época.
O Post entrou em contato com a Tesla para comentar.
As tensões entre Musk e BYD pareciam ter esfriado em junho. Um dos principais executivos da empresa chinesa descreveu Musk como um “bom amigo” e disse que a BYD estava pronta para fornecer baterias à empresa “muito em breve”, informou a Reuters .
Tanto os veículos elétricos de bateria completa da BYD quanto os híbridos plug-in são considerados carros de “emissão zero” sob os padrões da indústria chinesa, informou o Financial Times. Os híbridos usam baterias elétricas, bem como motores suplementares e fontes de combustível tradicionais.
Dos 641.350 veículos vendidos pela BYD durante o primeiro semestre do ano, mais de 314.000 eram híbridos. Por outro lado, todos os 564.743 carros vendidos da Tesla eram veículos elétricos com bateria completa – o que significa que Musk ainda lidera o mundo nessa medida.
Fonte: NY Post