Ivana Trump morta: ex-mulher do ex-presidente Trump encontrada no fundo da escada em casa em Nova York
Ivana Trump, ex-mulher tcheco-americana do ex-presidente Donald Trump e mãe de Ivanka, Eric e Don Jr., morreu na quinta-feira. Ela tinha 73 anos.
Trump foi descoberto na parte inferior de uma escada em sua casa na 10 E. 64th St. em Manhattan às 12h40, disseram fontes policiais ao The Post. As autoridades acreditam que ela sofreu uma parada cardíaca, mas a causa oficial da morte ainda não foi determinada. Ela foi encontrada por policiais que foram chamados à sua casa para uma verificação de bem-estar, disse a polícia.
“Nossa mãe era uma mulher incrível – uma força nos negócios, uma atleta de classe mundial, uma beleza radiante e mãe e amiga carinhosa”, disse Eric Trump em comunicado anunciando sua morte. “Ela fará muita falta para sua mãe, seus três filhos e dez netos.”
Uma fonte próxima a Ivanka Trump disse ao The Post que a ex-primeira filha está em “choque” com a morte de sua mãe.
“Eles eram super próximos”, disse a fonte, acrescentando que Ivana Trump passou seus últimos dias com a família em Nova York.
“Sua saúde está em declínio nos últimos anos”, acrescentou a fonte.
Do lado de fora de sua casa, Eric Trump disse a repórteres: “É um dia muito triste, pessoal. É um dia muito triste”, ao sair da casa de sua mãe com a esposa Lara Trump.
Trump, nascido Ivana Marie Zelníčková, casou-se com o desenvolvedor em 1977. Os dois se divorciaram em 1992, mas ela manteve o sobrenome do ex-marido. Ela ocupou muitos cargos nos negócios da família Trump ao longo de sua vida.
“Estou muito triste em informar a todos aqueles que a amavam, que são muitos, que Ivana Trump faleceu em sua casa em Nova York”, escreveu o ex-presidente na Truth Social, sua plataforma de mídia social. “Ela era uma mulher maravilhosa, linda e incrível, que levou uma vida ótima e inspiradora.”
Ele continuou: “Seu orgulho e alegria eram seus três filhos, Donald Jr., Ivanka e Eric. Ela estava tão orgulhosa deles, como todos nós estávamos tão orgulhosos dela. Descanse em paz, Ivana!”
Ivana Trump trabalhou como modelo no início dos anos 70 e conheceu o desenvolvedor em Nova York em 1976. O casamento deles foi objeto de intenso escrutínio da mídia, principalmente por causa de seu caso com a modelo Marla Maples, com quem ele se casou. O casal teve então a filha Tiffany Trump.
Ela orgulhosamente trabalhou para o ex-presidente durante todo o casamento e foi CEO e presidente do Atlantic City, NJ casino Trump’s Castle nos anos 80. Ela também ocupou o cargo de vice-presidente de design de interiores da Trump Organizations e gerente do Plaza Hotel.
O divórcio do casal recebeu atenção internacional e, durante um depoimento para o processo, Ivana Trump acusou seu então marido de estupro. Mais tarde, ela desmentiu a alegação enquanto Donald Trump estava concorrendo ao cargo em 2015.
“Li recentemente alguns comentários atribuídos a mim há quase 30 anos, em um momento de altíssima tensão durante meu divórcio de Donald”, disse ela no comunicado de julho de 2015. “A história é totalmente sem mérito. Donald e eu somos os melhores amigos e juntos criamos 3 filhos que amamos e temos muito orgulho.”
Uma fonte disse que ela ligou para Donald Trump o tempo todo durante sua presidência para aconselhá-lo e muitas vezes se autodenominava a “verdadeira Sra. Trump”.
Ivana Trump disse à Vanity Fair em 1988 que “Donald me chama de seu gêmeo como mulher” e muitas vezes se referia ao ex-presidente como “O Donald”. Após o divórcio do casal, ela disse a Oprah Winfrey em uma entrevista de 1992 que “não deixarei mais os homens me dominarem”.
Trump fez uma participação icônica no filme de 1996 “The First Wives Club”, dizendo: “Senhoras, vocês precisam ser fortes e independentes. E lembre-se: não fique bravo, pegue tudo!”
Ela se casou duas vezes depois de Donald Trump. Primeiro para o empresário italiano Riccardo Mazzucchelli em 1995, de quem ela se divorciou dois anos depois, e novamente para Rossano Rubicondi em 2008. Rubicondi, um modelo e ator italiano, era mais de 20 anos mais novo que ela.
O casal se casou em Mar-A-Lago em um casamento organizado pelo ex-presidente e Ivanka serviu como dama de honra. Eles se divorciaram um ano depois, mas depois voltaram a ficar juntos até terminarem oficialmente as coisas em 2019. Rubicondi morreu em 2021 por complicações de melanoma.
Trump derramou seu tempo nos últimos anos entre Nova York, Miami e St-Tropez. Embora ela fosse conhecida por seu estilo de vida exorbitante, fontes disseram ao Page Six em 2018 que ela era conhecida por comer em um carrinho de comida do Upper East Side, muitas vezes pedindo um cachorro-quente.
Roger Stone, um amigo dela há cinco décadas, disse na quinta-feira que Ivana “era uma senhora graciosa, uma ótima mãe e uma anfitriã incrível. Fiquei triste ao saber da morte dela.”
Stone elogiou seu trabalho como empresária, dizendo que ela “administrou um navio apertado no Plaza”.
Fonte: NY Post