Orquestra Filarmônica de Goiás faz homenagem ao compositor dinamarquês Carl Nielsen

A Orquestra Filarmônica de Goiás se apresenta na próxima quinta-feira (10/4), às 20h, no Teatro Basileu França, com entrada gratuita. Conduzido pelo maestro Neil Thomson, o terceiro concerto da temporada “Pioneiros” fará uma jornada pelo século 20.

Apresentação será por meio da obra de Carl Nielsen, que é considerado um dos principais nomes da música de concerto da Dinamarca, seja pelas composições marcantes ou pela genialidade ao tocar violino e piano. As composições chamam atenção pelo estilo marcado por melodias longas e sonoridade épica.

Concerto

Concerto será aberto pela peça “Saga-drom”, escrita a partir do contato de Nielsen com a literatura escandinava. A obra é uma tentativa do autor de retratar a historicidade dos séculos 9 ao 11 daquele território. As cordas e os instrumentos de sopro ganham protagonismo neste trabalho.

Na sequência, será a vez do concerto composto para clarinete. A peça, que leva o nome do instrumento, é uma homenagem do autor ao Quinteto de Sopro de Copenhagem, e será executada pelo solista Kevin Spagnolo.

Para fechar a noite, o público confere a “Sinfonia de nº 2”, inspirada na Teoria dos Quatro Temperamentos, do médico grego Galeno de Pérgamo. Ao longo da peça, a melodia busca retratar os temperamentos colérico, fleumático, melancólico e sanguíneo do ser humano.

A temporada de 2025, “Pioneiros”, faz homenagem aos grandes nomes da música de concerto nacional e internacional, trazendo para os palcos goianos melodias que encantam e emocionam.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, explica que os concertos gratuitos são um convite para celebrar obras-primas.

“Na Temporada 2025, a Orquestra Filarmônica de Goiás mais uma vez nos presenteia com uma seleção de peças que marcaram a história da música clássica ao redor do mundo, além de simbolizar o espírito inovador e aventureiro que nos impulsiona”, avalia.

Reconhecida internacionalmente como um dos melhores grupos orquestrais da América Latina, a Orquestra Filarmônica de Goiás recebeu elogios da revista inglesa Gramophone, uma das mais prestigiadas publicações de música clássica do mundo.

O grupo é vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2021.

Serviço:

Assunto: Concerto da temporada “Pioneiros” da Orquestra Filarmônica de Goiás
Quando: 10 de abril (quinta-feira), às 20h
Onde: Teatro Escola Basileu França – Avenida Universitária, 1750, Setor Leste Universitário, Goiânia (GO)
Entrada Gratuita