Brasil encara Canadá pela SheBelieves Cup
A Seleção brasileira feminina de futebol vai enfrentar o Canadá pelo segundo compromisso da SheBelieves Cup 2023. Na estreia, na quinta-feira, o Brasil venceu o Japão por 1 a 0 em uma partida difícil, cujo gol de Debinha só aconteceu aos 26 minutos do segundo tempo, após passe de Marta. Já as canadenses foram derrotadas pelos Estados Unidos por 2 a 0.
Um duelo de bastante rivalidade e equilíbrio contra o Canadá. Em 27 partidas, foram 10 vitórias brasileiras, nove empates e nove derrotas. Em novembro de 2022, as equipes fizeram dois amistosos. No primeiro, na Vila Belmiro (Santos), o Brasil perdeu por 2 a 1. Dias mais tarde, na Arena Corinthians (São Paulo), a Seleção deu o troco com vitória pelo mesmo placar.
Atuais campeãs Olímpicas, as canadenses foram algozes das brasileiras em Tóquio 2020, com vitória nas penalidades máximas após empate sem gols no tempo regulamentar e prorrogação.
O confronto contra o Canadá é bastante importante na preparação do time para a Copa do Mundo, e o triunfo sobre o Japão no jogo de estreia da SheBelieves Cup mostrou-se fundamental nessa caminhada.
Saiba abaixo como se construiu a vitória brasileira no primeiro compromisso oficial da Seleção feminina em 2023.
Brasil vence Japão em uma difícil partida
A vitória brasileira por 1 a 0 sugere que a partida não foi nada fácil. As japonesas foram adversárias bastante duras, dificultando as ações da Seleção sobretudo a partir da metade do primeiro tempo. Mesmo com mais posse e chutes, as nipônicas não ofereceram perigo ao gol de Lorena.
Na etapa final, o Brasil pareceu se encontrar e foi mais paciente com a bola, fazendo com que ela rolasse mais, com as chances gradualmente aparecendo. Após quase um ano de ausência do time, Marta entrou aos 22 minutos no lugar de Bia Zaneratto e recebeu a braçadeira de capitã de Tamires, que estava sendo substituída por Yasmim.
Não demorou muito – apenas quatro minutos – para que Debinha recuperasse a posse e acionasse Marta, que pela esquerda levou a marcadora e cruzou rasteiro. Debinha, que entrava rápida na área e sem marcação, não teve trabalho para colocar a bola no fundo do gol, fazendo o placar que deu a vitória para o Brasil.
“Uma vitória muito importante, começar o ano com o pé direito. No primeiro tempo não começamos bem, mas no intervalo a Pia (Sundhage) falou com a gente e voltamos mais compactadas”, disse Debinha para o Sportv após a partida.
Marta, também para o Sportv, fez uma análise sobre o seu retorno após a séria lesão: “São 22 anos jogando profissionalmente. Nunca tinha ficado tanto tempo longe. Foi difícil, mas Deus recompensou o meu trabalho árduo.” Em relação ao que precisa ser feito para o confronto contra as canadeneses, ela resumiu: “Precisamos encaixar mais na parte tática, temos que trabalhar mais para dar alegria à torcida.”
🪄 @martavieiras10 🤝 @Debinha7 ⚽️
🎯 O gol da vitória pelo ângulo da CBF TV! pic.twitter.com/3N0wTJu2NJ
— Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) February 17, 2023