Edival Pontes, o Netinho, Conquista Bronze no Taekwondo nas Olimpíadas de Paris
Edival Pontes, conhecido como Netinho, garantiu a medalha de bronze para o Brasil nas Olimpíadas de Paris, nesta quinta-feira (09). Competindo na categoria até 68 kgs, o atleta brasileiro venceu o espanhol Javier Pérez Polo por 2 a 1, solidificando sua posição entre os melhores do mundo no taekwondo.
A jornada de Netinho em Paris foi marcada por desafios e superação. Após ser derrotado pelo jordaniano Zaid Kareem nas oitavas de final, Netinho não desistiu e conseguiu avançar ao terceiro lugar ao vencer o turco Hakan Recber na repescagem. Esta vitória não apenas garantiu sua continuação na competição, mas também serviu como uma doce revanche, visto que Recber havia derrotado Netinho nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
“Eu estava muito confiante de que quem passasse ali naquela primeira luta iria até a final. Nos mantivemos concentrados, confiamos no jordaniano (Zaid Kareem), que é um fenômeno do taekwondo e que chegaria na final. Graças a Deus a gente conseguiu. Lutei com o turco, para quem eu tinha perdido em Tóquio, então teve também essa revanche, e está sendo muito especial esse bronze”, declarou Netinho após a conquista.
Com duas vitórias e uma derrota em Paris, Netinho se junta a Natália Falavigna e Maicon Siqueira como um dos poucos brasileiros medalhistas olímpicos no taekwondo. Falavigna conquistou o bronze em Pequim 2008 na categoria -67kg e Siqueira no Rio 2016 na categoria +80kg, consolidando ainda mais o taekwondo como um esporte de sucesso para o Brasil em competições olímpicas.