Famoso alpinista Zach Milligan é encontrado morto

Um renomado alpinista que viveu em uma caverna no Parque Nacional de Yosemite por 13 anos foi encontrado morto em uma aparente queda nas Montanhas Rochosas canadenses.

Os guardas florestais do Parks Canada localizaram o corpo de Zach Milligan, 43, na base do Circo Polar de 2.300 pés de altura no Parque Nacional Jasper em 11 de fevereiro, de acordo com Gripped.com .

“Eles encontraram o que parecia ser a pessoa morta no sopé de um penhasco naquela área”, disse o sargento. Susan Richter, da Polícia Montada Real Canadense de Lake Louise, ao canal de notícias sobre escalada.

A polícia disse que a morte de Milligan parece ser acidental.

Milligan e seu amigo, Jason Torlano, ganharam as manchetes em 2021 quando se tornaram as primeiras pessoas a esquiar no famoso Half Dome do Parque Nacional de Yosemite.

O amigo próximo e companheiro de escalada Chris Van Leuven relembrou o “amor insaciável de Milligan pela aventura.

“Ele é meu cara favorito e eu realmente amei sua honestidade – adorei sua personalidade, sua maneira preto e branco de ver o mundo, sua dedicação ao seu ofício e sua alta ética”, disse Van Leuven ao Calgary Sun da Califórnia . .

“Ele escalou em um nível muito, muito alto tanto na rocha quanto no gelo como solista livre. … E ele estaria sempre treinando seu corpo e mente para se apresentar nas montanhas ”, disse Van Leuven.

“Ele era como um alpinista em forma de maratona, um saco de lixo dedicado até o âmago, mas também um intelectual”, disse Van Leuven, acrescentando que Milligan era uma “pessoa realmente maior que a vida.

“Ele não era intencionalmente amoroso, mas a maneira como ele era tão honesto com todos os tornava mais próximos dele. Todos nós realmente o respeitávamos. Há uma grande manifestação de apoio e todos nós sentimos o mesmo”, disse ele.

A ex-namorada Kristin Anderson disse que Milligan passou o ano passado em Montana e foi escalar no Parque Nacional de Banff, no Canadá, pouco antes de seu acidente.

“A maioria de suas escaladas são feitas sozinho, então é um espaço muito confortável para ele estar, e eu vejo a escalada [Polar Circus], e estava bem dentro de sua habilidade de escalada. . . então é chocante”, disse Anderson ao Sun do Maine.

“[Ele] apenas me fez acreditar em mim mesmo. … [Ele era] uma das pessoas mais atenciosas, intelectuais e interessantes que já conheci”, disse ela.

“Ele era muito gentil, mas muito obstinado e tinha valores muito fortes pelos quais vivia sua vida.”

Milligan, que cresceu em Tucker, Geórgia, ficou viciado em escalada aos 18 anos, quando estava cortando o cabelo e notou uma foto do Half Dome na parede, relatou o SFGate .

Mais tarde, ele se mudou para o Parque Nacional de Yosemite, onde passou 20 anos, incluindo 13, vivendo em uma caverna enquanto trabalhava para um serviço de limpeza.

Ele escalou a Face Noroeste Regular do Half Dome 20 vezes e a rota Steck-Salathé de 1.640 pés de altura subindo a Sentinel Rock pelo menos 275 vezes, de acordo com a saída.

“Você se sente em contato com Deus. Isso me faz sentir como se estivesse em um lugar mágico ”, disse Milligan em uma entrevista em 2021. (Fonte: Ny Post)