Inaugurada Bacia de Armazenamento de Água para Limpar o Rio Sena para os Jogos de Paris

PARIS (AP) – Autoridades francesas inauguraram na quinta-feira uma enorme bacia de armazenamento de água destinada a ajudar a limpar o rio Sena, que será palco da maratona de natação nos Jogos de Paris e da etapa de natação dos triatlos olímpicos e paraolímpicos.

A ministra dos Desportos, Amélie Oudéa-Castéra, elogiou a capacidade de Paris “de proporcionar aos atletas de todo o mundo um cenário excepcional no Sena para os seus eventos”.

No ano passado, os eventos-teste de natação tiveram que ser cancelados devido à má qualidade da água. Um dos motivos foram as fortes chuvas que sobrecarregaram os antigos esgotos da cidade, fazendo com que uma mistura de água da chuva e esgoto não tratado fluísse para o Sena e deixando os padrões de segurança não atendidos.

O gigantesco reservatório escavado próximo à estação ferroviária de Austerlitz, em Paris, tem como objetivo coletar o excesso de água da chuva e evitar que águas residuais carregadas de bactérias entrem no Sena.

Pode conter o equivalente a 20 piscinas olímpicas de água suja que agora será tratada em vez de ser cuspida através de bueiros no rio.

“Chegamos na hora certa”, disse o prefeito da região de Paris, Marc Guillaume. “O início dos Jogos coincidirá com a qualidade da água permitindo a competição. Isso é um tremendo sucesso coletivo.”

A prefeita de Paris, Anne Hildago, prometeu que ela própria nadaria no Sena antes das Olimpíadas – possivelmente ao lado do presidente Emmanuel Macron .

A nova bacia de armazenamento “garante” que a água pode ser armazenada mesmo durante tempestades severas e ajudará os níveis de água a “voltarem ao normal o mais rápido possível”, disse ela.

A abertura da bacia é o mais recente passo em direção a um rio mais limpo e faz parte de uma série de instalações recém-construídas, incluindo uma estação de tratamento de água em Champigny-sur-Marne, a leste de Paris, inaugurada no mês passado.

Durante as Olimpíadas, a água será testada às 3 da manhã todos os dias para determinar se os eventos podem ocorrer conforme planejado. Se os resultados não estivessem de acordo com os padrões, os eventos poderiam ser adiados por alguns dias, disseram os organizadores.

O custo estimado dos esforços de limpeza ascende a 1,4 mil milhões de euros (1,5 mil milhões de dólares), pagos pelas autoridades estatais e locais.

“Há mais de dez anos, temos visto uma melhoria muito significativa na qualidade da água do Sena e os peixes e a vida selvagem do nosso rio estão de volta”, disse Hidalgo.

Cerca de 35 espécies de peixes vivem agora na secção parisiense do rio, contra apenas três na década de 1970, quando as águas estavam extremamente poluídas devido às atividades industriais próximas.

Durante décadas, o Sena foi usado principalmente como via navegável para transporte de mercadorias e pessoas ou como sepultura aquosa para bicicletas descartadas e outros tipos de lixo. Nadar lá é, com algumas exceções, ilegal desde 1923.

As autoridades parisienses planeiam abrir vários locais balneares ao público em geral no verão, a partir do próximo ano.

O rio Sena também estará no centro da grandiosa cerimônia de abertura das Olimpíadas, que verá mais de 200 delegações de atletas desfilarem em mais de 80 barcos no centro de Paris.