Detran intensifica ações educativas durante o Maio Amarelo
Ações buscam estimular a adoção de posturas seguras no trânsito e reduzir o número de mortos. No ano passado, 1.732 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) intensifica, neste mês, as ações educativas e desenvolve parcerias com instituições públicas e privadas para estimular o debate sobre a prevenção de acidentes de trânsito, dentro da programação do Maio Amarelo .
Neste ano, o movimento conta com 48 ações programadas, entre palestras, blitzen, Detranzinho, ações e campanhas educativas. Os trabalhos tiveram início no último dia 2 de maio e seguem até 31 de maio.
O Maio Amarelo é o movimento mundial de atenção pela vida no trânsito. Nesta edição, o tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é “No trânsito, escolha a vida”.
O objetivo é reunir esforços entre iniciativa pública e privada para estimular o debate sobre a segurança viária e incentivar a adoção de posturas seguras por pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.
A campanha publicitária contará com vídeos, spots e material gráfico chamando todos os usuários a fazerem o compartilhamento seguro das vias por meio das decisões individuais. Para isso, será utilizada uma linguagem visual moderna e popularizada pelas redes sociais: as enquetes de múltipla escolha.
Acidentes de trânsito
Goiás já chegou a registrar mais de 2 mil mortes por acidentes de trânsito por ano. Com a colaboração de todos, o número vem caindo. No ano passado, segundo estatísticas da Secretaria de Segurança Pública, ocorreram 1.732 mortes no trânsito. De janeiro a abril deste ano, foram 442 óbitos.“O Detran-GO está atento e fará todos os esforços para reduzir esses números cada vez mais. Precisamos da colaboração de todos”, enfatiza o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir Soares.O Detran-GO ampliou, este ano, em mais de 100 o número de agentes de fiscalização por meio do convênio com a Guarda Civil Metropolitana na capital. Também fez parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) e Polícia Militar para inibir o estacionamento irregular, liberando calçadas e vias públicas. “Vamos ampliar o trabalho para o interior, valorizando o condutor que respeita as leis de trânsito”, destaca Delegado Waldir.