Escola municipal do Bairro Feliz recebe Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Alimentos (PET Engali), da UFG
A Escola Municipal Laurício Pedro Rasmussem, localizada no Bairro Feliz, recebeu, nessa segunda-feira (07/08), equipes do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Alimentos (PET Engali), da Universidade Federal de Goiás (UFG). O projeto, que é formado por alunos das turmas de graduação do curso de Engenharia de Alimentos, compartilhou com os estudantes da rede municipal conhecimento desenvolvido e produzido no meio acadêmico
No encontro, foram realizados três tipos de experimentos. Em sistema de rodízio/estações, crianças das turmas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental I participaram de experiências com reações ácido-base, fluidos não newtonianos e produção de tintas com pigmentos extraídos de alimentos.
“Nosso objetivo é despertar a curiosidade das crianças e fazer com que eles se perguntem como é possível manipular esses objetos, como isso acontece, porque daqui um tempo teremos futuros cientistas saindo daqui”, disse Maria Júlia Carvalho, estudante da UFG.
Ao todo, mais de 220 estudantes, de 4 a 8 anos, participaram da iniciativa. Para a coordenadora da escola, professora Carla Alves, ensinar para as crianças que é possível manipular os alimentos sem o uso de produtos químicos foi o de mais importante no encontro.
“Trabalhar a questão do alimento, a importância de conseguirmos retirar tinta, fazer ‘mágica’, sem usar produtos químicos foi o que me chamou a atenção no projeto. As crianças amaram a experiência”, contou.
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia