Incentivos à aviação são destacados pelo prefeito Rogério Cruz na Feira Aviation XP em Goiânia
O prefeito Rogério Cruz participou, na noite desta quarta-feira (28/06), da Feira Aviation XP, a convite da Brasil Vida Táxi Aéreo, no antigo aeroporto de Goiânia. O evento reúne fabricantes, proprietários e demais representantes do mercado em mesas redondas, palestras, exposição de aeronaves e empresas de aviação geral.
Em entrevista à imprensa, o prefeito ressaltou a importância do evento de aviação, que é considerado o maior da Região Centro-Oeste do país, e destacou a redução do ISS, de 5% para 2%, para o setor, já aprovada pela Câmara de Goiânia. Informou que o benefício já está previsto no Plano Diretor, e que falta apenas ser regulamentado pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplanh).
“Trata-se de um incentivo para que empresas desse setor se instalem na capital, pela localização privilegiada de Goiânia, no Centro do nosso país”, pontuou. “A redução da alíquota do ISS é a nossa contribuição para incentivar as empresas do setor aqui instaladas, que vão gerar emprego e renda e impulsionar a economia do município, e assim melhorar a qualidade de vida da nossa população”, disse.
“Para mim, é uma grande satisfação poder participar dessa feira da aviação, e estamos aqui, pela primeira vez, porque temos a certeza de que estão participando grandes investidores dessa área, e que Goiânia certamente foi escolhida para sediar o evento pela sua localização e pelos variados serviços oferecidos nesse setor da aviação. Temos aqui na nossa cidade grandes empresas que prestam serviços direcionados à aviação, que contempla, inclusive, clientes de outros países”, destacou.
A redução da alíquota do ISS, no município, foi possível, segundo Rogério Cruz, com a atualização do Código Tributário Municipal, que abrange o Polo de Desenvolvimento Econômico, denominado Aerotrópole. “Essa política tem por objetivo incentivar a ampliação dos serviços de aviação da capital e atrair mais investimentos para o setor. A redução tributária reflete o nosso compromisso em simplificar e desburocratizar o ambiente de negócios, tornando Goiânia ainda mais atrativa para empresas e empreendedores da aviação.
“Estamos criando condições para que novos empreendimentos surjam, gerando empregos e oportunidades para toda a nossa população. Queremos ser parceiros dos senhores empresários, criando condições para que haja investimento na infraestrutura aeroportuária”, destacou.
Para Rogério Cruz, a instalação de novas empresas e serviços relacionados à aviação em geral, é uma forma para que Goiânia seja reconhecida como referência regional e também nacionalmente. “Essas ações refletem a visão de uma gestão comprometida com o crescimento econômico sustentável e a geração de oportunidades para todos. Estamos construindo uma cidade onde o empreendedorismo e a inovação são valorizados, onde as empresas encontram ambiente propício para prosperar”.
Referência nacional
Na abertura do evento, o representante da empresa Brasil Vida Táxi Aéreo, Daniel Henrique, destacou que Goiânia é hoje referência nacional e internacional como polo de manutenção de aviação. “Queremos encorpar ainda mais esse setor tão importante, que contribuiu de maneira expressiva durante a pandemia, com o transporte aéreo, por meio da UTIs, levando equipamentos como respiradores, servindo principalmente à Região Norte do país”, pontuou Daniel Henrique.
Para o representante da Brasil Vida Táxi Aéreo, Goiânia, que desponta como segundo polo de manutenção e conserto de aeronaves, em breve será líder no setor no país. Ele disse que seu “otimismo se justifica pela redução do ISS para tornar o setor ainda mais competitivo”, e afirmou estimar que ao menos 180 empresas estão instaladas no polo de Goiânia. “Por isso, queremos essa parceria com o setor público, que é tão importante para o crescimento ainda mais desse polo fantástico”, disse.
O comandante da empresa FITS Aéreo, Klézio Marinho, destacou a iniciação do projeto de construção de aeronaves certificadas em Goiânia. “Estamos muito felizes por sermos goianienses e ter suporte e apoio por parte do governo estadual e da Prefeitura de Goiânia, para poder fomentar a nossa atividade”, afirmou.
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia