Loja de baterias é alvo de operação do Procon e Polícia Civil em Goiânia
Uma loja de baterias automotivas foi autuada em Goiânia por comercializar produtos com selos do Inmetro falsificados. A ação foi realizada de forma conjunta pelo Procon Municipal e a Polícia Civil, após uma denúncia anônima que levou os fiscais ao local.
Durante a vistoria, 106 baterias foram apreendidas. Segundo os agentes, os produtos apresentavam indícios de falsificação nos selos de certificação e não tinham preços visíveis — o que fere o Código de Defesa do Consumidor. Além disso, foram encontrados adesivos de diferentes marcas, prontos para serem aplicados nas baterias, o que reforça a suspeita de reetiquetagem e tentativa de enganar os compradores.
As investigações apontam que os produtos eram vendidos como se fossem certificados, colocando em risco a segurança dos consumidores. A certificação do Inmetro é responsável por garantir que itens como baterias automotivas atendam a padrões de qualidade e desempenho.
O estabelecimento foi notificado e responderá a um processo administrativo. Os donos poderão ser penalizados conforme a legislação vigente. O Procon Goiânia reforça que consumidores devem sempre exigir nota fiscal e verificar a presença do selo do Inmetro nos produtos, além de desconfiar de preços muito abaixo do mercado.