Rogério Cruz assina ordem de serviço para ampla reforma do Centro de Zoonoses

O prefeito Rogério Cruz assinou, nesta quinta-feira (02/02), ordem de serviço para obras na Unidade de Vigilância em Zoonoses. É a primeira vez que a unidade passará por reforma desde a inauguração, em 2006. O projeto integra o programa de investimentos Goiânia Adiante, e custará R$ 3,5 milhões aos cofres do município.

A ação prioriza melhoria dos canis e gatis, adequações no manejo e no fluxo de trabalho, e intervenções na parte administrativa e nos laboratórios. A previsão é de que a obra tenha duração de até 10 meses, para ser finalizada ainda neste ano. As estruturas serão adaptadas durante a reforma, portanto, não será necessária a interrupção das atividades realizadas no local.

O prefeito agradeceu o apoio dos vereadores e de todos os servidores, especialmente os agentes de endemias. “Não é fácil cuidar da saúde de um município, não somente no que se trata das pessoas, mas também dos animais, que são igualmente importantes. Nós temos a alegria de poder cuidar de todos os seres humanos que habitam nossa cidade”, ressaltou.

De acordo com o secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, as dependências foram danificadas ao longo dos anos e não estão adequadas às recomendações do Ministério da Saúde. “Em mais de 17 anos de fundação do Centro de Zoonoses, nenhuma reforma foi realizada. O prefeito, mais uma vez, assumiu seu compromisso com a população goianiense”, observou.

O secretário relembrou o trabalho de retirada dos veículos que ocupavam o terreno da Zoonoses. “Lá era um depósito de sucatas, havia mais de 80 carcaças de veículos. Providências não eram tomadas há uma década. A remoção foi realizada, graças ao compromisso do prefeito Rogério Cruz, firmado na Câmara Municipal, com todos os vereadores”, pontuou.

Na Unidade de Vigilância em Zoonoses são realizados atendimentos, investigações de doenças transmitidas por animais, dentre outros trabalhos de médicos veterinários, agentes de endemias e demais profissionais de zoonoses.

“A sensibilidade do prefeito em atender essa demanda vai trazer muitos benefícios aos profissionais que trabalham no Centro de Zoonoses, bem como qualificar o serviço de vigilância no município”, afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde, Yves Mauro Fernandes Ternes.

A vereadora Lucíula do Recanto, que apresentou emenda impositiva para reforma da Zoonoses, agradeceu ao prefeito. “Todo aquele que ajuda os animais tem o meu reconhecimento, e hoje eu posso olhar nos olhos do senhor e confirmar que cumpriu sua promessa. A sua atitude vai mudar a história de Goiânia e da luta pela causa animal”, disse.

“Os animais fazem parte da vida do ser humano e merecem respeito. Esse respeito tem que ser reconhecido na administração pública. E chegou a hora”, concluiu a vereadora.

Participaram da solenidade a primeira-dama Thelma Cruz; os secretários Valfran de Sousa Ribeiro (Planejamento Urbano e Habitação), Cida Garcez (Direitos Humanos), Jovair Arantes (Governo), Zander Fábio (Cultura) e os vereadores Geverson Abel, Leo José, Sabrina Garcez, Edgar Duarte eJoãozinho Guimarães.

Fotos: Jucimar de Sousa

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia