Rogério Cruz defende harmonia entre entes públicos, ao participar de posse do novo procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra Peres, para biênio 2023/2025
O prefeito Rogério cruz participou, na noite desta quarta-feira (08/03), da sessão de posse do promotor de Justiça Cyro Terra Peres no cargo de procurador-geral de Justiça de Goiás, para o biênio 2023-2025. A solenidade do Colégio de Procuradores de Justiça foi realizada no Auditório Carlos Vieira, da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.
“A parceria e harmonia estão presentes na relação entre o Executivo municipal e o Ministério Público do Estado de Goiás, que buscam, juntos, atender demandas e assegurar direitos dos cidadãos”, afirmou Rogério Cruz, ao enaltecer o trabalho desenvolvido pelo procurador Aylton Flávio Vechi, que presidia anteriormente a instituição.
Cyro Terra Peres foi escolhido pelo governador Ronaldo Caiado para suceder Aylton Flávio Vechi, após integrar a lista tríplice enviada ao chefe do Executivo, formada a partir dos votos de membros do MPGO, em eleição realizada em 03 de fevereiro.
Procurador-geral empossado, Cyro Terra Peres destacou que o Ministério Público deve estar sempre próximo da sociedade, e guiar toda a sua atuação pelo interesse público. “Essa é a nossa essência”, resumiu. Ao dirigir-se ao prefeito Rogério Cruz, o magistrado fez um agradecimento, “por sua sempre pronta atenção aos pleitos”.
Em sua fala, o procurador Aylton Flávio Vechi também fez agradecimento a Rogério Cruz pelo trabalho em parceria com o MP. “Pela disposição com que recebe nossos pleitos, e por esse espírito colaborativo e dedicado às questões que levamos até o senhor. E que são muitas”, afirmou.
O governador Ronaldo Caiado, em pronunciamento, defendeu o trabalho conjunto. “Não se governa sozinho. Ou o governante tem a humildade de saber que os poderes são independentes, os órgãos também, e cada um tem suas prerrogativas e limites constitucionais, senão não vai avançar em nada”, argumentou.
Em seguida, Cyro assumiu a 67ª Promotoria de Justiça de Goiânia, atuando junto ao Tribunal do Júri entre 2007 a 2016. Também exerceu a função de promotor de Justiça corregedor entre 2011 e 2015. Em 2016, assumiu a 75ª Promotoria de Justiça de Goiânia, com atuação na área da infância e juventude.
Novo procurador-geral
Natural de Bebedouro (SP), Cyro Terra Peres formou-se na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1994. Ingressou no MPGO em agosto de 1995, atuando como promotor de Justiça substituto em Niquelândia e Rio Verde entre 1995 e 1996. Neste ano e até 1998, respondeu pela Promotoria de Justiça de Mozarlândia, seguindo para a Promotoria de Justiça de Ivolândia entre 1998 e 1999 e a Promotoria de Justiça de Rubiataba de 1999 a 2007.
Entre 2017 e 2019, Cyro foi assessor jurídico-administrativo na Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais e ocupa, desde 2019, o cargo de subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos. Atualmente, é titular da 96ª Promotoria de Justiça de Goiânia. (Fonte: SECOM – Prefeitura de Goiânia)