Brasil Sedia América Aberta e Goiás Apresenta Inovação em Dados Abertos

Pela primeira vez, o Brasil sediará o América Aberta, considerado o maior encontro de dados abertos da América Latina. O evento será de 3 a 6 de dezembro, em Brasília.

Realizado no Instituto Serzedello Corrêa, o América Aberta recebe especialistas, profissionais de pesquisa e líderes do governo e da sociedade civil para atividades nacionais e internacionais relacionadas a temas como transparência, acesso à informação, governo aberto e jornalismo de dados.

A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) fará parte da agenda setorial do América Aberta no dia 4, às 10 horas, com a apresentação do painel Transparência no Transporte Público: Desvendando as Ações de Goiás.

A apresentação será feita pela gerente de Dados Abertos Fernanda Botelho, que tem ampla experiência em transparência pública e atualmente coordena iniciativas para a abertura de dados e o engajamento do cidadão, contribuindo para consolidar Goiás como referência em políticas de dados abertos.

“Ao todo, o Estado de Goiás submeteu 15 propostas com potencial para o encontro   de 2024, sendo 12 da CGE e as demais da Saneago, Saúde e Seinfra. Esta foi a selecionada”, afirmou Fernanda, dando uma ideia do grande esforço do Governo de Goiás em promover a participação cidadã.

Neste painel, ela apresentará o Portal de Transparência do Transporte Coletivo, que revela dados sobre investimentos, infraestrutura, operação dos ônibus e cálculo de tarifas. O objetivo é mostrar como essas informações são disponibilizadas para a população e como ajudam no acompanhamento e avaliação da qualidade do transporte.

“Tudo de forma clara, acessível e transparente”, reiterou a gerente.

América Aberta

Evento anual, a organização do América Aberta é alternada por diferentes países, com base em acordos entre governos e atores da sociedade civil (Imagem: Divulgação)

Este ano, a programação incluirá um conjunto de atividades nacionais e internacionais, como o Encontro Aberto para uma Região Aberta (Abrelatam), a Conferência Regional para Dados Abertos da América Latina e Caribe (Condatos), a Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br), a Semana Dados BR e o Encontro de Governo Aberto.

Esta edição do ciclo de eventos será realizada sob a coordenação de uma Comissão Organizadora Local, integrada pela Controladoria-Geral da União, pela Open Knowledge Brasil, pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR e pelo Colaboratório de Desenvolvimento e Participação da Universidade de São Paulo.

Participam ainda, como organizadores, a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Iniciativa Latino-Americana de Dados Abertos, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Aliança para Governo Aberto (OGP) e a Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL).

Construção colaborativa

Um aspecto importante do América Aberta é a construção coletiva e colaboração para uma programação que reflita os interesses e as prioridades da região. Para isso, uma chamada de atividades foi realizada em setembro, na página oficial do evento, onde a comunidade pôde inscrever ideias e propor atividades para o Coda.Br e a Condatos, além de contribuir com a agenda do Encontro de Governo Aberto.

A programação completa está disponível aqui