Com investimento de R$ 75 milhões, Goiás avança em infraestrutura viária no Sudeste goiano

O governador Ronaldo Caiado inaugurou, nesta quarta-feira (09/07), em Pires do Rio, o contorno viário Oeste da GO-330. O Governo de Goiás investiu mais de R$ 75,4 milhões para a pavimentação da via, que tem 12,44 km de extensão.

“A gente só chega a esse ponto de desenvolvimento se tiver parceria. Essa obra é um exemplo claro de como o Estado busca aliados para expandir nossa rede rodoviária”, afirmou ao enfatizar que a iniciativa foi viabilizada por meio de parceria público-privada.

A obra foi executada pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), via Termo de Acordo de Regime Especial (Tare). Caiado enfatizou que tem incentivado parcerias para tirar empreendimentos estratégicos do papel.

Inaugurado contorno viário Oeste da GO-330, em Pires do Rio
Caiado sobre contorno viário Oeste da GO-330. “Essa obra é um exemplo claro de como o Estado busca aliados para expandir nossa rede rodoviária”, afirmou (Fotos: Adalberto Ruchelle)

“Ao chegar ao governo, eu recebi uma verdadeira caravana de lideranças aqui de Pires do Rio, solicitando a obra desse arco viário”, citou.

O projeto foi doado pela Nutriza Agroindustrial de Alimentos S/A.

Contorno viário Oeste

A entrega visa melhorar o fluxo de grãos e produtos da pecuária leiteira, reduzindo os custos operacionais de empresas instaladas na região da Estrada de Ferro.

“É uma obra que se fazia muito necessária para atender esse escoamento e o tráfego intenso que, além da necessidade de escoamento, também trazia muitos transtornos internos para a cidade”, pontuou o vice-governador Daniel Vilela.

O trecho inaugurado dá acesso às Gos-020, 139 e 330, e facilita o acesso de cerca de 300 mil moradores vindos de municípios como Catalão, Campo Alegre de Goiás, Ipameri, Orizona, Vianópolis, Palmelo, Santa Cruz de Goiás, Caldas Novas, São Miguel do Passa Quatro, Cristianópolis e Urutaí.

Inaugurado contorno viário Oeste da GO-330, em Pires do Rio
Entrega visa melhorar fluxo de grãos e produtos da pecuária leiteira, reduzindo custos operacionais de empresas instaladas na região da Estrada de Ferro (Fotos: Adalberto Ruchelle)

Com a reforma, os veículos não precisam mais passar dentro da cidade, garantindo maior fluidez no trânsito. Além disso, a Goinfra reforçou a segurança no entroncamento da via com os trilhos da Ferrovia Centro Atlântica.

“Já é sensível a mudança do tráfego. Ainda encurtou a distância para diversas cidades”, citou o presidente da Goinfra, Pedro Sales, enfatizando que, com 82 obras em andamento, a gestão Caiado “prepara um caminho transformador da infraestrutura no Estado”.

O anel viário recebe o nome Armando Tomazini, patriarca da família que se radicou no município na década de 1980 e representa o Grupo Tomazini.

“É uma honra, um orgulho para todos nós aqui de Pires do Rio, da região, de ter uma obra desse porte, muito grande para a cidade”, afirmou o presidente do grupo, Chico Tomazini, ao citar que o projeto foi rigorosamente auditado e aprovado pelos órgãos de controle.