Jandaia recebe abertura do Circuito Centro-Oeste de Parapente com pilotos de todo o Brasil

Entre os dias 18 e 20 de abril, Jandaia, em Goiás, será o centro das atenções para os amantes do voo livre. A cidade sedia a etapa de abertura da 4ª edição do Circuito Centro-Oeste de Parapente (CICO), que deve reunir cerca de 150 pilotos de diversas regiões do Brasil e do exterior, incluindo representantes do Chile, Alemanha, Polônia e Colômbia.

O evento tem apoio do Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, além das prefeituras das três cidades que receberão as etapas do circuito: Jandaia, Jaraguá (30/04 a 04/05) e Formosa (18 a 22/06).

Esporte, cultura e lazer

Além das competições aéreas, a programação em Jandaia inclui atrações culturais e atividades esportivas para o público. A orla do lago da cidade será transformada em um espaço de convivência com praça de alimentação, shows gratuitos e torneios de futebol e vôlei de praia.

“Estamos dando início a um dos eventos mais importantes do voo livre nacional. Goiás tem três rampas em pontos estratégicos, com excelentes condições térmicas, o que proporciona uma experiência única aos pilotos”, destacou o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.

Corrida nos céus e técnica no pouso

O CICO é uma competição ranqueada que serve como classificatória para atletas da região Centro-Oeste e Norte, envolvendo os estados de Goiás, DF, MT, MS e Tocantins. A prova principal é uma espécie de corrida no céu: os pilotos decolam de Jandaia e devem seguir um trajeto pré-definido, passando por cidades vizinhas como Palmeiras de Goiás e São Luís dos Montes Belos. O vencedor é aquele que concluir o percurso em menor tempo.

Simultaneamente, acontece o Torneio Brasileiro de Pouso de Precisão, onde os competidores precisam aterrissar em um ponto exato, exigindo alto grau de técnica e domínio das condições de voo.

Goiás em ascensão no voo livre

De acordo com o organizador do circuito, Daniel Rodrigues Vasconcelos, o crescimento da modalidade em Goiás é notável. “Hoje temos 11 pilotos goianos ranqueados para disputar torneios nacionais. O CICO é essencial para desenvolver novos talentos e consolidar nosso estado como referência no voo livre brasileiro”, afirmou.