Acidente Fatal no Montblanc du Tacul Tira a Vida de Dois Jovens Alpinistas de Guipúzcoa

Dois alpinistas, naturais de Guipúscoa, na Espanha, perderam a vida na tarde desta quarta-feira após uma queda fatal do Montblanc du Tacul, uma montanha localizada nos Alpes franceses com 4.248 metros de altitude. Os jovens, de 26 e 27 anos, estavam descendo pela rota habitual do corredor Gervasutti quando o acidente ocorreu.

De acordo com a emissora France Bleu, as autoridades acreditam que os alpinistas caíram de uma altura de cerca de 100 metros após a corda que os segurava se desenrolar. Um terceiro alpinista, também de Guipúscoa, sobreviveu ao incidente, mas está profundamente abalado pelo ocorrido.

O Pelotão de Gendarmeria de Alta Montanha, responsável pelo resgate, informou que o acidente aconteceu em uma área que, embora não seja propensa a avalanches, está cada vez mais vulnerável às quedas de seracs, grandes blocos de gelo que podem se desprender e causar acidentes graves.

Os corpos dos dois alpinistas foram recuperados e transportados por helicóptero até a base da Gendarmeria em Chamonix Haute-Montagne, localizada na capital dos Alpes franceses. O trágico acidente ressalta os riscos inerentes ao montanhismo, mesmo para aqueles com experiência e familiaridade com as rotas alpinas.