Carta íntima do fundador para noiva adolescente é vendida por US$ 40 mil

Um testamento íntimo de amor e lar escrito e assinado pelo fundador John Adams foi vendido por US$ 40.000 pela casa de leilões Raab Collection na quarta-feira.

A carta sincera do então idoso ex-presidente para uma futura noiva adolescente foi mantida em uma coleção particular da família por quase 200 anos. 

Sua existência era desconhecida dos estudiosos que passaram mais de dois séculos examinando as volumosas cartas do gigante da história política global em busca de informações sobre a fundação dos Estados Unidos da América. 

“Alegro-me com sua perspectiva de uma conexão íntima com a família de meu excelente amigo, o juiz Peters, e sua excelente senhora, Srta. Robinson, de quem me lembrarei com respeito afetuoso enquanto eu viver”, escreveu Adams à vizinha Ellen Maria Brackett. em 14 de dezembro de 1824.

Ele acrescentou: “Com meus mais sinceros votos de que você seja atendido com toda prosperidade ao longo da vida, eu me inscrevo como seu amigo sincero”.

O presidente tinha 89 anos e vivia seus últimos dias em Peacefield, sua fazenda, em Quincy, Massachusetts, perto de Boston, quando escreveu os votos de casamento.

Sua assinatura irregular revela as lutas da idade; faltavam os traços suaves que Adams usou em sua assinatura na Declaração de Independência 48 anos antes. 

Carta escrita por John Adams
Uma carta íntima escrita e assinada pelo fundador John Adams foi vendida por $ 40.000 em leilão.
FOX Negócios
John Adams
A carta sincera do então idoso ex-presidente para uma futura noiva adolescente foi mantida em uma coleção particular da família por quase 200 anos. 
Arquivo Hulton

Brackett, vizinho de uma importante família local, tinha 19 anos e estava prestes a se casar com Thomas Robinson. 

Acredita-se que a “Miss Robinson” mencionada na carta seja a irmã do futuro noivo. 

O juiz Richard Peters, também citado, era um juiz federal do Distrito da Pensilvânia nomeado pelo presidente George Washington, para quem Adams serviu dois mandatos como vice-presidente antes de se tornar o segundo presidente do país. 

Brackett aparentemente pediu a seu vizinho famoso um testamento para incluir em sua lembrança.

A carta faz parte de um “álbum de amizade” maior encadernado em couro, que continha mais de 50 lembranças diferentes da vida do jovem casal. 

Ellen Maria Brackett
Adams escreveu para a vizinha Ellen Maria Brackett em 14 de dezembro de 1824.
Arquivo Hulton

A carta autografada pelo fundador e ex-presidente é claramente seu artefato mais valioso.

O álbum foi lançado no mercado na terça-feira e vendido a um comprador não identificado no dia seguinte. 

“Nunca vimos uma carta anterior de um presidente em um documento como este”, disse o leiloeiro Nathan Raab, da Raab Collection, à Fox News Digital. 

“É incrível imaginar um velho John Adams sentado lá compartilhando seus pensamentos com esta jovem. É tocante ver a conexão pessoal.”

Adams foi um dos principais incendiários da Revolução Americana e o arquiteto do governo constitucional conhecido hoje em todo o mundo. 

Ele escreveu volumosamente durante sua vida, oferecendo para a história detalhes notáveis ​​sobre o árduo trabalho de construção da nação. 

Sua escrita mais notável veio em uma correspondência ao longo da vida com sua esposa, Abigail, e também durante um longo relacionamento de amigo por correspondência com o pai fundador e ex-presidente Thomas Jefferson. 

As cartas de Adams são uma fonte primária vital para a fundação dos Estados Unidos e foram objeto de quase 250 anos de estudos intensos. 

Apesar de sua reputação como um revolucionário excessivamente intelectual e combativo, Adams demonstrou uma tendência romântica ao longo de sua vida – principalmente em suas cartas para sua esposa.

“Pelo mesmo sinal que o portador deste documento sentou-se com você ontem à noite”, Adams escreveu sobre si mesmo para Abigail enquanto a cortejava em 1762, “eu ordeno que você dê a ele tantos beijos e quantas horas de sua companhia depois das nove horas, como ele quiser exigir, e debitá-los em minha conta.

A descoberta de novas palavras de amor de uma figura imponente na narrativa americana fornece informações adicionais sobre sua vida e visão de mundo. 

Retratos de John e Abagail Adams
Os “concidadãos” de Quincy de “caráter digno” descritos na carta incluíam a devotada e patriótica esposa de Adams, Abigail; companheiro de infância e companheiro revolucionário John Hancock; e seu próprio filho, o presidente John Quincy Adams. 
FOX Negócios

A carta do presidente no álbum de casamento inclui um apelo apaixonado a Brackett para nunca esquecer suas raízes enquanto se preparava para se mudar para a Filadélfia com seu futuro marido.

“Descendendo como você é de um dos habitantes mais antigos e respeitáveis ​​da cidade de Braintree e tendo [passado] sua vida naquela parte agora chamada Quincy, onde você adquiriu suas amáveis ​​realizações, espero que você leve com você onde quer que você vai uma lembrança afetuosa do local de seu nascimento e do caráter digno de seus concidadãos.

Esses “concidadãos” de Quincy de “caráter digno” incluíam a devotada e patriótica esposa de Adams, Abigail; companheiro de infância e companheiro revolucionário John Hancock; e seu próprio filho, o presidente John Quincy Adams. 

Mais recentemente, os personagens dignos da comunidade na causa dos Estados Unidos incluem o general aposentado do  Corpo de Fuzileiros Navais  Joseph Dunford, que atuou como presidente do Estado-Maior Conjunto de 2015 a 2019; e o atual Chefe do Estado-Maior do Exército, James McConville.

“Há algo muito especial nessa comunidade que remonta à inspiração da família Adams”, disse o prefeito de Quincy, Tom Koch, à Fox New Digital. 

“Apesar de ser uma figura internacional, ele [John Adams] permaneceu firmemente entrincheirado aqui em sua cidade natal. Ele se referia a ele em cartas como ‘aquele lugar notável’, mesmo quando viajava pela Europa.”

A cidade está trabalhando para abrir o Centro Presidencial Adams em 2026, que, disse o prefeito, “contará a história da Revolução Americana pelos olhos da Nova Inglaterra”.

A noiva Ellen Brackett morreu na Filadélfia aos 39 anos. 

O álbum foi transmitido por gerações de mulheres em sua família antes que seu conteúdo, incluindo a carta histórica de Adams, fosse revelado ao público esta semana. (Fonte: Ny Post)