Descoberta da Tampa da Porta que Causou Emergência em Voo da Alaska Airlines

No último domingo, autoridades federais anunciaram que a tampa da porta responsável pela explosão de um avião da Alaska Airlines durante o voo foi encontrada por um professor de uma escola de Portland em seu quintal. Essa descoberta crucial ocorreu dois dias após o Boeing 737 MAX 9 ser forçado a fazer um pouso de emergência devido à falta dessa peça, que deixou um buraco na aeronave, colocando em risco a segurança das mais de 170 pessoas a bordo.

A presidente do National Transportation Safety Board (NTSB), Jennifer Homendy, expressou satisfação com a descoberta feita pelo educador, identificado apenas como Bob. Em uma coletiva de imprensa, ela anunciou que o NTSB começará a analisar a tampa da porta para entender as causas do incidente.

Detalhes adicionais sobre o objeto, como o endereço onde foi encontrado, ainda não foram divulgados, e a condição da tampa não foi imediatamente confirmada. Além disso, moradores do Oregon também encontraram dois telefones celulares que foram sugados do avião quando o buraco se formou, contribuindo para a despressurização.

Surpreendentemente, um dos telefones estava completamente intacto e aberto para um e-mail de retirada de bagagem de um passageiro do voo 1282 da Alaska Airlines. Este voo, que tinha como destino Ontário, Califórnia, teve que retornar ao Aeroporto Internacional de Portland após o incidente.

Homendy elogiou a tripulação por sua resposta eficiente à situação perigosa, mantendo todos a bordo do avião danificado em segurança. O NTSB solicitou a colaboração dos residentes para verificar possíveis filmagens de campainhas, examinar quintais e telhados em busca de itens do Boeing 737, o que auxiliará na compreensão das razões para a falha.

Antes da descoberta da tampa da porta, Homendy brincou, afirmando que adoraria ver se estivesse no quintal de alguém. Após o anúncio da descoberta, ela expressou gratidão ao professor Bob e planejou entrar em contato pessoalmente para agradecê-lo após o envio das fotos ao NTSB.

A análise da tampa da porta é apenas um dos vários aspectos que o conselho investigativo deverá realizar para esclarecer os eventos do incidente. Homendy ressaltou que as fotos da parte danificada não serão divulgadas imediatamente devido à sua natureza como prova.

O voo tinha como destino Ontário, Califórnia, após decolar do Aeroporto Internacional de Portland com 171 passageiros e seis tripulantes a bordo.                                                                                       via REUTERS

O buraco fez com que a aeronave despressurizasse rapidamente a cerca de 16.000 pés e também foi recolhida por pessoas no solo.                                                                                                                   através da KPTV

A análise do plugue é um dos vários aspectos que o conselho deverá realizar durante a investigação do incidente assustador.

PA