EUA: Mais de 18.000 vacas mortas em uma grande explosão em uma fazenda de gado leiteiro

Na terça-feira, 11 de abril, cerca de 18.000 vacas foram mortas depois que um incêndio começou após uma explosão na fazenda South Fork Dairy em Dimmitt, no Texas. Segundo relatos, as vacas estavam amontoadas em um curral, esperando para serem ordenhadas, quando ocorreu a explosão. O incidente marcou o incêndio de celeiro mais mortal já registrado nos EUA.

O Gabinete do Xerife do Condado de Castro foi ao Facebook para compartilhar imagens de chamas correndo por uma instalação e em cercados. De acordo com o escritório do xerife, os bombeiros resgataram uma pessoa que estava presa dentro do prédio em chamas.

A origem do incêndio ainda é desconhecida e os proprietários da fazenda ainda não se pronunciaram sobre o ocorrido.

Os moradores relataram ter ouvido um grande estrondo e visto enormes colunas de fumaça por quilômetros, informou o Independent citando o KFDA News Channel 10. A fumaça preta pode ser vista por quilômetros e até mesmo de cidades próximas. “Foi uma loucura”, disse Kennedy Cleraman, morador de Dimmitt, ao KFDA. “Havia um ar grande, maciço e negro e parecia neblina na rua. E foi tudo queimado – o lugar.

O xerife Sal Rivera disse à fonte de notícias local KFDA que a maioria do gado morreu quando o fogo se moveu para uma área onde as vacas foram confinadas antes de serem levadas para uma instalação de ordenha e depois para um cercado.

“Há alguns que sobreviveram”, ele foi citado  como tendo dito . “Há alguns que provavelmente estão feridos a ponto de terem que ser destruídos.”

Rivera disse ao KFDA que os investigadores acreditam que o incêndio pode ter começado com uma máquina conhecida como “texugo de mel”, que ele descreveu como um “vácuo que suga o esterco e a água”.

“Possivelmente superaqueceu e provavelmente o metano e coisas assim pegaram fogo, se espalharam e explodiram”, disse ele.

A South Fork Dairy Farm está localizada no Condado de Castro, um dos condados com maior produção de laticínios do Texas. De acordo com a Revisão Anual de Laticínios de 2021 do Texas, o Condado de Castro tem mais de 30.000 cabeças de gado. A ocorrência é a maior morte de gado em um único incidente desde que o Animal Welfare Institute, um grupo de defesa dos animais, começou a documentar incêndios em celeiros.