Fotos dramáticas mostram o momento depois que o drone ucraniano supostamente destruiu o bombardeiro supersônico russo
Um bombardeiro supersônico russo foi destruído em um aparente ataque de drone realizado pela Ucrânia – com fotos dramáticas mostrando a aeronave envolvida por uma enorme bola de fogo no meio de um campo de aviação no interior da Rússia.
As imagens postadas nas mídias sociais – inclusive por Anton Gerashchenko, um assessor do Ministério de Assuntos Internos da Ucrânia – parecem mostrar um bombardeiro supersônico de longo alcance Tu-22M3 em chamas.
A inteligência militar britânica disse na terça-feira que o bombardeiro provavelmente foi destruído em um ataque de drone no fim de semana contra a base aérea Soltsy-2 ao sul de São Petersburgo, que Moscou culpou a Ucrânia.
O Ministério da Defesa da Rússia disse no sábado que um aeródromo militar na região de Novgorod, onde bombardeiros como o Tu-22M3 estão estacionados, foi atacado por um drone ucraniano e um avião foi danificado.
Segundo o ministério, o drone tipo helicóptero foi abatido por “armas de fogo leves” e ninguém ficou ferido.
Não oferecia detalhes adicionais.
“Este é pelo menos o terceiro ataque bem-sucedido aos aeródromos do LRA (aviação de longo alcance), novamente levantando questões sobre a capacidade da Rússia de proteger locais estratégicos no interior do país”, disse a inteligência militar britânica em seu último boletim.
Se um drone do tipo helicóptero realmente foi usado no ataque, argumentaram analistas do Reino Unido, isso reforçou a teoria de que alguns ataques de drones estavam sendo lançados de dentro da Rússia, considerando que é improvável que tais drones tivessem alcance para atingir o campo de aviação do outro lado. a fronteira a mais de 400 milhas de distância.
A Ucrânia, que raramente assume publicamente a responsabilidade por ataques dentro da Rússia, não comentou a destruição do bombardeiro.
Kiev disse anteriormente que a Rússia usou o Tu-22M3 para lançar mísseis de cruzeiro Kh-22 contra alvos em toda a Ucrânia – e prometeu fazer tudo o que puder para aniquilar os ativos militares russos.
Especialistas militares ocidentais acreditam que a Rússia possui cerca de 60 aeronaves, que custam cerca de US$ 40 milhões cada.
O ataque de drones de sábado à base aérea de Novgorod, no interior da Rússia, atraiu a ira de influentes blogueiros militares russos, que criticaram o Ministério da Defesa do país por não armazenar a aeronave em hangares ou usar “mesmo estruturas e redes de proteção elementares” para proteger os bombardeiros de quadricópteros. , de acordo com uma atualização do think tank Institute for the Study of War. (Fonte: New York Post)