Mulher declarada morta acorda dentro de caixão momentos antes de cremação na Tailândia

Idosa de 65 anos começou a se mexer dentro do caixão enquanto era levada a um templo budista nos arredores de Bangkok; caso chocou equipe do local

BANGKOK — Uma mulher de 65 anos surpreendeu funcionários de um templo budista na Tailândia ao começar a se mexer dentro do próprio caixão minutos antes da cremação. O caso aconteceu no Wat Rat Prakhong Tham, na província de Nonthaburi, região metropolitana de Bangkok, e viralizou após o templo divulgar um vídeo em sua página oficial no Facebook.

Segundo informações do administrador geral e financeiro do templo, Pairat Soodthoop, a idosa foi levada pelo irmão em uma caminhonete após ter sido considerada morta na província de Phitsanulok, a cerca de 500 km de distância. No vídeo, a mulher aparece deitada em um caixão branco e é possível perceber pequenos movimentos dos braços e da cabeça, deixando os funcionários atônitos.


“Ouvi batidas vindas do caixão”, relata funcionário

Pairat afirmou à Associated Press (AP) que, enquanto orientava o irmão da idosa sobre como obter o certificado de óbito necessário para a cremação, ouviu um ruído vindo do caixão.

“Fiquei surpreso e pedi para abrirem o caixão. Todos ficaram assustados. Ela abriu levemente os olhos e batia na lateral do caixão. Deve ter ficado batendo por um bom tempo”, contou.

O irmão relatou que a mulher estava acamada havia cerca de dois anos. Nos últimos dias, ela teria apresentado agravamento no quadro de saúde e parado de responder a estímulos, parecendo não respirar. Acreditando que ela havia morrido, ele a colocou no caixão e iniciou a longa viagem até Bangkok.


Hospital recusou doação de órgãos por falta de documento

O homem afirmou que pretendia levar a irmã a um hospital em Bangkok, onde ela expressara o desejo de doar seus órgãos. Contudo, ao chegar, o hospital recusou o procedimento por falta do certificado oficial de óbito.

Sem o documento, ele então procurou o templo, conhecido por oferecer cremações gratuitas, mas, novamente, não pôde prosseguir pela ausência da certidão.

Foi nesse momento que as batidas no caixão foram ouvidas e a idosa foi redescoberta com vida.


Idosa segue internada; templo custeará tratamento

Após o susto, a equipe do templo avaliou rapidamente a mulher e a encaminhou de ambulância a um hospital próximo. Segundo o administrador, o abade do templo decidiu custear todas as despesas médicas da idosa.

O estado de saúde atual dela não foi divulgado oficialmente.