Free Willy voltou a atacar humanos em alto mar.
Desta vez, um grupo de orcas quase fez jus ao seu nome depois de afundar brutalmente um iate polaco na costa de Marrocos, de acordo com uma publicação no Facebook da empresa de turismo Morskie Mile .
O incidente ocorreu em 31 de outubro, depois que um grupo de orcas atacou o iate, chamado Grazie Mamma II, enquanto ele passava pelo Estreito de Gibraltar, informou o Insider .
Os mamíferos marinhos – que podem crescer mais de 9 metros de comprimento e pesar mais de 30.000 libras – teriam “batido na barbatana de direção por 45 minutos, causando grandes danos e vazamentos”.
Apesar das tentativas de salvar a embarcação, ela “afundou perto da entrada do porto de Tanger-Med”, segundo o post.
Felizmente, a tripulação não foi ferida no ataque e atualmente está passando uma temporada na Espanha.
O incidente marca o mais recente de uma tendência contínua de afundamento de navios da Shamus na costa de Marrocos e Espanha.
As orcas têm como alvo navios na região desde 2020. Sabrina – stock.adobe.com
Os incidentes aumentaram tanto em frequência quanto em ferocidade. Stephen Bidwell/SNS
Não está claro por que a espécie – que se alimenta de peixes, focas e outras baleias – tem como alvo os humanos. Morskie Mile/Facebook
Embora os ataques a barcos tenham sido documentados desde 2020, os incidentes aumentaram tanto em frequência quanto em ferocidade, com as baleias enviando vários barcos para o armário de Davy Jones recentemente .
Não está claro por que a espécie – que se alimenta de peixes, focas e outras baleias – tem como alvo os humanos.
No entanto, os cientistas especulam que estes poderiam ser ataques de vingança imitadores desencadeados por um incidente em que uma matriarca orca foi abalroada pelo barco – o que é assustadoramente semelhante ao enredo do filme “Tubarão” de 1977, “Orca” .
As orcas podem crescer mais de 9 metros de comprimento e pesar mais de 30.000 libras . Stephen Bidwell/SNS
O mais assustador é que este comportamento parece ser transmitido de geração em geração, talvez indicando que, tal como os humanos, a espécie possui uma propensão para a vingança.
Embora alguns cientistas postulem que o comportamento das orcas é mais lúdico, semelhante a quando baleias assassinas no noroeste do Pacífico foram observadas usando salmão na cabeça como chapéus de peixe. (Fonte: New York Post)