Restos de aviador da Segunda Guerra Mundial identificados após 79 anos
Os restos mortais de um aviador da Segunda Guerra Mundial de Michigan foram identificados quase 80 anos depois que ele foi morto em um bombardeio sobre a Romênia.
O segundo-tenente Peter A. Timpo, 24, da Ecorse, foi bombardeiro do 343º Esquadrão de Bombardeio no verão de 1943, informou a Agência de Contabilidade POW/MIA de Defesa (DPAA) na quarta-feira .
Acredita-se que ele tenha sido morto em ação em 1º de agosto, quando seu B-24 Liberator foi atingido por fogo inimigo durante a Operação Tidal Wave, uma grande operação aliada contra refinarias de petróleo ao norte de Bucareste, disse a agência.
Os restos mortais não identificados de Timpo foram enterrados na Seção de Heróis do Cemitério Civil e Militar na Romênia antes de serem transferidos para a Bélgica após a guerra.
Em 2017, o DPAA exumou os corpos não identificados associados à Operação Tidal Wave, que foram enviados para a Base Aérea de Offutt em Nebraska para testes de DNA.
Timpo foi oficialmente contabilizado usando análises mitocondriais, cromossômicas e autossômicas em 20 de julho de 2022, confirmou a agência.
O nome do jovem aviador também está registrado nas Tábuas dos Desaparecidos no Cemitério Americano de Florença, na Itália. Uma roseta será colocada ao lado de seu nome para reconhecer que ele foi identificado.
A DPAA disse que os restos mortais de Timpo serão reenterrados no Cemitério Nacional de Arlington.
Uma frota de 177 aeronaves foi implantada na Operação Tidal Wave, informou a CBS News . O B-24 de Timpo – apelidado de “Quatro Olhos” – estava entre os 51 que não retornaram.
Dos outros cinco militares no avião de Timpo, três – sargento Robert C. Elliott, segundo-tenente John E. Kraft e sargento técnico Lawrence R. Reitz – permanecem desaparecidos. (Fonte: Ny Post)