Taiwan em Estado de Emergência: Prédios Desabam e Feridos se Multiplicam Após Terremoto

Um poderoso terremoto de magnitude superior a 7 atingiu Taiwan na quarta-feira, deixando pelo menos nove mortos e mais de 800 feridos, além de causar danos em dezenas de edifícios e gerar alertas de tsunami na costa leste da Ásia, que foram posteriormente descartados.

Desde o mês de março deste ano, construtores de residências no Setor Sul de Formosa noticiaram uma série de furtos que vinham ocorrendo na região, sempre durante a madrugada e seguindo um padrão semelhante. Uma das construções chegou a ser alvo do suspeito em pelo menos três ocasiões em menos de 30 dias.

Nas imagens de vídeo gravadas, é possível ver pessoas abandonando seus veículos enquanto o edifício desaba diante de seus olhos.

Autoridades taiwanesas afirmaram que o terremoto e suas réplicas foram os mais intensos na ilha em 25 anos, alertando para a possibilidade de novos tremores nos próximos dias.

Todos os óbitos ocorreram no condado de Hualien, o ponto mais próximo ao epicentro do terremoto, localizado no leste da ilha. Além disso, 821 pessoas ficaram feridas, segundo os bombeiros locais, sem detalhar a gravidade das lesões.

“Estava tudo tremendo violentamente. Quadros na parede, a televisão e o móvel com bebidas caíram”, disse um morador da cidade de Hualien à TV local SET TV.

Os meios de comunicação locais mostraram vários prédios de vários andares em Hualien perigosamente inclinados após o tremor.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou que o terremoto de quarta-feira teve magnitude 7,4 e ocorreu pouco antes das 08H00 locais (00H00 GMT). A agência meteorológica de Taiwan estimou a magnitude em 7,2, enquanto a japonesa a calibrou em 7,5. O epicentro foi localizado a 18 quilômetros ao sul de Hualien, a uma profundidade de 34,8 km.

“O terremoto foi próximo à superfície e pouco profundo. Foi sentido em toda Taiwan e nas ilhas (…). É o mais forte em 25 anos”, disse Wu Chien-fu, diretor do Centro Sismológico de Taiwan.

As autoridades desdobraram escavadeiras para remover as rochas que bloqueavam as estradas para Hualien, de acordo com imagens das redes locais.

“Devemos verificar cuidadosamente quantas pessoas estão presas e resgatá-las rapidamente”, disse o vice-presidente Lai Ching-te à imprensa.