Tempestade vira barco turístico no Vietnã e deixa ao menos 34 mortos, incluindo crianças

Uma tragédia abalou o Vietnã neste sábado (19), quando um barco turístico com 53 pessoas a bordo virou durante uma violenta tempestade na famosa Baía de Ha Long, no norte do país. Ao menos 34 pessoas morreram, incluindo oito crianças, e outras oito seguem desaparecidas, segundo autoridades locais.

A embarcação, chamada Wonder Sea, transportava 49 turistas vietnamitas e cinco tripulantes durante um passeio pela baía — um dos principais cartões-postais do Vietnã — quando foi atingida por fortes ventos, chuvas torrenciais e granizo por volta das 13h30 (horário local). O barco rapidamente se inclinou e virou nas proximidades da Caverna Dua Go, uma das atrações mais visitadas da região.

Segundo testemunhas, o céu escureceu de forma repentina, e “pedras de granizo do tamanho de dedos dos pés” caíram do céu em meio a relâmpagos e trovões. O cenário caótico exigiu resposta imediata das equipes de resgate, que mobilizaram 27 embarcações e dois botes salva-vidas para tentar salvar as vítimas.

Até o momento, 11 pessoas foram resgatadas com vida, incluindo um menino de 10 anos que contou à mídia estatal que conseguiu nadar até um vão no casco da embarcação e gritou por socorro antes de ser salvo por militares. Outro sobrevivente notável foi um adolescente de 14 anos, encontrado vivo quatro horas após o naufrágio, abrigado em uma bolsa de ar dentro da cabine submersa.

Todas as vítimas eram vietnamitas, com idades entre três e 54 anos. As famílias a bordo eram, em sua maioria, da capital Hanói e viajavam em passeio de férias.

O primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, lamentou as mortes e expressou solidariedade às famílias afetadas, ordenando operações de busca e resgate urgentes e uma investigação sobre o ocorrido.

A tragédia ocorre em meio à aproximação da tempestade tropical Wipha, o terceiro tufão a atingir o Mar do Sul da China em 2025. A previsão é de que o fenômeno atinja o litoral norte do Vietnã no início da próxima semana.

A Baía de Ha Long, considerada Patrimônio Mundial pela Unesco, atrai milhões de turistas por ano. O acidente levanta preocupações sobre os protocolos de segurança e monitoramento climático nas excursões turísticas da região.

Capsized tourist boat in Halong Bay, Vietnam.

Anadolu via Getty Images

Rescue boats near a capsized tourist boat in Ha Long Bay, Vietnam.

Vietnam News Agency/AFP via Getty Images

Capsized tourist boat in Halong Bay, Vietnam.

reuters

Rescue boats at the scene of a capsized tourist boat in Halong Bay, Vietnam.
reuters
Rescue workers searching for survivors after a boat capsized in Ha Long Bay, Vietnam.
AP
Recovery of a body after a tourist boat capsized in Ha Long Bay, Vietnam.
AP