Treinamento de resistência ‘surpreendentemente eficaz’ em manter a pele mais jovem
O treinamento de resistência pode ser o segredo “surpreendentemente eficaz” para obter uma pele mais fresca e jovem, revelou um novo estudo.
Publicado em Scientific Reports , a pesquisa descobriu que o exercício aeróbico e o treinamento com pesos alteraram a expressão gênica e melhoraram a saúde subjacente das células e tecidos da pele facial.
A pele das pessoas ficou “mais jovem em nível celular” depois que começaram a se exercitar”, disse Satoshi Fujita, cientista de exercícios da Universidade Ritsumeikan do Japão, que supervisionou o estudo, ao The Washington Post .
Os efeitos mais pronunciados, acrescentou, ocorreram quando as pessoas levantaram pesos.
Embora o estudo tenha sido baseado nas experiências de 56 mulheres japonesas de meia-idade e sedentárias, o professor Fujita disse que as descobertas são relevantes para qualquer pessoa com pele (portanto, para todos nós) e “uma medida normal de vaidade”.
Ele e seus colegas avaliaram a elasticidade, espessura e estrutura das camadas dérmicas na pele facial das mulheres, usando ultrassom e outras medidas.
Metade das mulheres foi designada para começar a pedalar por 30 minutos, duas vezes por semana, enquanto a outra metade começou a levantar pesos, também por cerca de 30 minutos e duas vezes por semana.
Após 16 semanas, as mulheres não apenas estavam mais em forma (se tivessem pedalado) e mais fortes (se levantassem pesos), mas também a pele do rosto estava diferente.
Os pesquisadores descobriram que o condicionamento físico melhorou a elasticidade da pele e ficou um pouco menos flácida.
Ele também voltou à forma melhor quando esticado, e os genes envolvidos na criação do colágeno da pele estavam mais ativos.
Para o último grupo, o treinamento resistido também aumentou a espessura da camada dérmica.
Os cientistas não avaliaram a aparência real da pele das mulheres.
Mas, disse o professor Fujita, “teoricamente, essas mudanças podem reduzir as rugas, melhorar a aparência e ajudar as pessoas a parecerem mais jovens”.
No geral, as descobertas “sugerem que a pele é fortemente influenciada não apenas por fatores externos, como radiação ultravioleta e ressecamento”, explicou ele, “mas também por fatores internos”, como expressão gênica e inflamação, que podem mudar quando você se exercita.
“É possível esperar um efeito aditivo de melhora da pele quando ambos os exercícios de resistência e aeróbicos são combinados.” (Fonte: NY Post)