Três mortos e vários feridos em tiroteio no campus do estado de Michigan; suspeito se mata

Três pessoas morreram e pelo menos outras cinco ficaram feridas depois que um homem armado abriu fogo na Universidade Estadual de Michigan na noite de segunda-feira antes de apontar a arma para si mesmo, disseram autoridades.

O único suspeito, um homem de 43 anos não afiliado à universidade, atirou em dois prédios separados no campus e aterrorizou estudantes por cerca de quatro horas enquanto permanecia foragido, disse a polícia.

As cinco vítimas feridas sofreram ferimentos “com risco de vida” e foram levadas às pressas para um hospital local em estado crítico, disse o vice-chefe interino da polícia e segurança pública da MSU, Chris Rozman, durante uma entrevista coletiva às 23h.

O atirador mais tarde atirou e se matou em um local fora do campus na cidade de Lansing quando foi confrontado pela polícia, disse o vice-chefe depois da meia-noite.

Ele disse que o tiroteio começou dentro do Berkey Hall, um prédio acadêmico no campus de East Lansing, por volta das 20h18.

Os policiais receberam várias ligações para o 911 de um atirador ativo dentro do prédio e responderam em minutos e chegaram ao local para encontrar várias vítimas – incluindo dois mortos.

O atirador então se mudou para o prédio da MSU Union – que abriga um refeitório estudantil – cinco portas abaixo e continuou a disparar contra os alunos, disse Rozman.

Os socorristas encontraram vítimas – incluindo a terceira pessoa fatal que morreu – naquele prédio também.

Vídeos postados online mostraram grupos de estudantes aterrorizados correndo pelo campus enquanto os policiais tentavam assumir o comando da cena caótica.

A polícia  divulgou uma imagem do suspeito , que descreveram como “um homem negro, estatueta mais baixa, usando sapatos vermelhos, jaqueta jeans e boné”, após a coletiva de imprensa das 23h. As autoridades não puderam confirmar imediatamente que tipo de arma ele usou.

Após o primeiro relato de tiros disparados, os alunos e funcionários da escola receberam ordens de “segurar no local”, disseram as autoridades.

Houve tiros perto de Berkey Hall, no campus de East Lansing”, escreveu a polícia da MSU no Twitter.

“Por favor, proteja-se imediatamente. A polícia está ativa no local ”, continuou o post.

A polícia da universidade na noite de segunda-feira enviou um alerta alertando a comunidade do campus para “Correr, Esconder, Lutar”.

“Correr significa evacuar para longe do perigo se você puder fazê-lo com segurança, Esconder significa proteger-se no local e Lutar significa proteger-se se não houver outra opção”, dizia a mensagem.

Rozman disse que não havia mais uma ameaça ao campus durante uma atualização às 12h30, após confirmar que o único atirador havia morrido.

“Estamos aliviados por não ter mais uma ameaça ativa no campus, enquanto percebemos que muita cura precisará ocorrer depois disso”, disse Rozman.

Uma estudante do segundo ano da MSU  disse ao Detroit News  que estava dentro de seu dormitório no campus quando ouviu pessoas barricando as portas e gritando “Vá”, então ela fugiu da residência com outros alunos.

Um policial os instruiu a ir a um ponto de ônibus próximo, de acordo com a agência.

“Não nos sentimos seguros em nenhum lugar”, disse o estudante Alexis Dinkins ao jornal.

A MSU cancelou todas as atividades do campus nas próximas 48 horas.

O FBI está no local auxiliando a polícia local na investigação. (Fonte: Ny Post)

https://twitter.com/msupolice/status/1625348771386204161?s=20&t=zifMVM9jjUYF5CfxAtHwuQ