Voo da Southwest se enche de fumaça e é forçado a fazer pouso de emergência

Passageiros de um voo da Southwest Airlines de Cuba para Fort Lauderdale, Flórida, entraram em pânico e caos depois que o avião foi forçado a fazer um pouso de emergência após colidir com um pássaro.

Pouco depois de decolar de Havana, a fumaça começou a encher a cabine do voo 3923 depois que pássaros atingiram um dos motores e o nariz do avião.

O Boeing 737 tinha 147 passageiros e seis tripulantes a bordo, e o piloto conseguiu retornar com segurança para Havana. Não houve relatos de feridos, disse a Southwest Airlines  ao Guardian. 

Em imagens chocantes de celular gravadas dentro da cabine, alguns passageiros tentam desesperadamente socar o teto de seus assentos para liberar suas máscaras de oxigênio enquanto a fumaça oprime os viajantes preocupados.

Gritos, murmúrios em pânico de adultos e o choro de uma criança são ouvidos enquanto os passageiros permanecem sem saber o que está acontecendo, com um viajante descrevendo ter ouvido um “boom” antes que a fumaça começasse a encher a cabine.

Depois que o avião pousou com segurança no aeroporto de Marti, os passageiros foram vistos usando o escorregador de emergência do jato para desembarcar, com o pessoal de emergência esperando nas proximidades.

Em outro vídeo, a multidão de passageiros desorientados foi vista caminhando pela pista, muitos tossindo violentamente e ainda gritando por causa do caos.

Quando questionado sobre o que levou ao terrível incidente, um passageiro lembrou ter ouvido “um grande estrondo. Como uma explosão.

“Para ser sincero, achei que era minha hora de partir”,  disse Steven Rodriguez à NBC 6 . “Fiquei apavorado.”

Vários passageiros do voo com destino a Fort Lauderdale disseram que suas máscaras de oxigênio no avião não abriram quando a fumaça encheu a cabine.

“As pessoas começaram a resolver o problema com as próprias mãos e à força socavam o teto para ejetar as máscaras”, disse Rodriguez. “E as pessoas tinham os nós dos dedos sangrando e tudo porque estavam socando o telhado. Havia crianças pequenas no avião e mulheres idosas.”

Outro passageiro, Jorge Montesino, disse ter testemunhado o motor do avião pegando fogo , o que o levou a enviar imediatamente uma mensagem de texto para sua esposa e filhos para transmitir seu amor por eles.

Quando o avião pousou com segurança , embora os passageiros ainda estivessem desorientados, eles bateram palmas e torceram pelo piloto.

“A capitã foi incrível”, disse Montesino à agência. “Com apenas um motor, o motor esquerdo, ela conseguiu virar o avião e pousar com segurança.”

“Elogiamos as ações rápidas e profissionais de nossos pilotos e comissários de bordo em resposta a este evento. Pedimos desculpas aos nossos clientes pela inconveniência e entramos em contato para atender às suas necessidades e oferecer suporte”, disse a Southwest em um  comunicado sobre o incidente.

A Radio Rebelde, mídia estatal de Cuba, informou que o avião “detectou falhas em um de seus motores durante o processo de decolagem”, citando a Cuban Aviation Corporation SA (CACSA).

A CACSA disse que uma investigação está em andamento e que o aeroporto continuará suas operações como de costume, informou a CNN .

A Southwest Airlines disse que a empresa “revisaria a aeronave para avaliar os danos, mas não tem detalhes adicionais para compartilhar no momento” quando questionada sobre a falha de motor relatada. (Fonte: Ny Post)