Criador do Cash App, Bob Lee, 43, morto em esfaqueamento em San Francisco

O empresário de tecnologia Bob Lee, que criou o serviço de pagamento móvel Cash App, foi esfaqueado até a morte em um bairro próspero de San Francisco – no distrito de Rep. Nancy Pelosi – na manhã de terça-feira, disseram autoridades e entes queridos.

O pai de dois filhos de 43 anos, que anteriormente atuou como diretor de tecnologia da Square, foi atacado no bairro de Rincon Hill, no centro da cidade, às 2h35, segundo a polícia de  São Francisco .

Os policiais chegaram para encontrar a vítima, posteriormente confirmada como Lee pela  CBS News , com várias facadas.

Lee foi levado para um hospital próximo, onde sucumbiu aos ferimentos, disse a polícia ao jornal.

Nenhuma prisão foi feita até a madrugada desta quarta-feira.

A polícia não divulgou detalhes sobre o suspeito.

O Post entrou em contato com o Departamento de Polícia de São Francisco para comentar.

Jake Shields, amigo de Lee e campeão de artes marciais mistas,  revelou  que Lee foi atacado enquanto caminhava.

“Ele estava na parte ‘boa’ da cidade e parecia ter sido alvo de um assalto/ataque aleatório”, tuitou Shields.

O preço médio de uma casa em Rincon Hill é de US$ 1,4 milhão, de acordo com o realtor.com.

Lee atuava como diretor de produtos da empresa de criptomoedas MobileCoin, com sede em São Francisco, desde novembro de 2021, de acordo com sua página no LinkedIn. 

O San Francisco Standard  descreveu Lee como “um membro de longa data da comunidade de desenvolvimento de software da Bay Area que recentemente se mudou para Miami”.

Para esta viagem de negócios em particular, ele decidiu ficar na cidade por mais um dia quando foi atacado, disse um amigo do executivo morto à agência.

“Ainda estou em choque”, disse o amigo. “De jeito nenhum ele fez algo para provocar isso e eu sinto que ele simplesmente entregaria seu dinheiro e assistiria a um assaltante.”

Elon Musk e outros líderes de tecnologia lamentaram o trágico esfaqueamento. Respondendo ao tweet de Shields, Musk criticou São Francisco pelo que descreveu como uma onda contínua de “crimes violentos”.

“Muitas pessoas que conheço foram severamente agredidas”, tuitou Musk. “Crimes violentos em SF são horríveis e, mesmo que os agressores sejam pegos, eles geralmente são soltos imediatamente.”

Musk também perguntou à promotora distrital de San Francisco, Brooke Jenkins, se a cidade estava “tomando medidas mais fortes para encarcerar os reincidentes”.

Jack Dorsey, cuja empresa Block é dona do Cash App, também confirmou a morte de Lee em um post na plataforma de mídia social descentralizada Nostr. Lee foi o primeiro diretor de tecnologia da Square, empresa que mais tarde foi renomeada como Block.

Homenagens de seus colegas de trabalho começaram a chegar na noite de terça-feira, com o CEO da MobileCoin, Joshua Goldbard, chamando Lee de “uma força da natureza”.

“Bob era uma força da natureza. Ajudou a criar o Android e o CashApp em nosso mundo”,  disse Goldbard à ABC7 .

“Moby era o sonho dele: uma carteira com proteção de privacidade para o século 21. Vou sentir falta dele todos os dias.”

O CEO da Abra Global, Bill Barhydt,  lembrou-se de Lee como “um ser humano generoso e decente que não merecia ser morto” e observou que ele era pai de duas meninas. 

Durante sua carreira em tecnologia, Lee também trabalhou no Google, onde liderou a equipe principal da biblioteca do Android e lançou o sistema operacional mais usado do mundo, de acordo com seu perfil  no site oficial da MobileCoin .

Mais tarde, Lee fundou a rede social Presente e passou a investir em empresas como Figma, Clubhouse, Beeper e Faire.

Quando a pandemia de COVID-19 atingiu o mundo, Lee ajudou a Organização Mundial da Saúde com seu aplicativo móvel e, posteriormente, ajudou a desenvolver uma empresa de testes domésticos. (Fonte: Ny Post)