Elon Musk corre o risco de erro de marketing no estilo ‘New Coke’ depois de trocar o pássaro azul pelo logotipo ‘X’

O bilionário Elon Musk arrisca um erro de marketing significativo com sua decisão controversa de  abandonar a marca icônica do pássaro azul do Twitter  em favor de um logotipo “X” de aparência genérica – com um especialista sugerindo que poderia rivalizar com a rebrand infame e mal recebida “New Coke” da década de 1980.

A atualização, embora faça parte da estratégia de longa data de Musk de criar um “superaplicativo” completo, foi, no entanto, um potencial “de cair o queixo” para os anunciantes que “reduzem o valor” oferecido pela marca existente do aplicativo de pássaros, disse Daniel Ives, analista da Wedbush, ao The Post na segunda-feira.

“Isso está tirando uma página da marca ‘New Coke’”, disse Ives. “Musk está arrancando o Band-Aid do passarinho icônico e indo em direção ao super-aplicativo ‘X’. É um arranhão de uma perspectiva de tempo, mas faz sentido a longo prazo, dada a sua visão.”

Musk, que  projetou um X gigante no exterior da sede da empresa em São Francisco  depois de tomar a decisão no domingo, está tentando atrair de volta anunciantes que fugiram da plataforma por causa de suas práticas de moderação de conteúdo vago e reverter uma grande perda de receita desde que comprou o Twitter por US$ 44 bilhões no ano passado.

Enquanto isso, o rival Threads, de propriedade da Meta, já acumulou dezenas de milhões de inscrições de usuários desde sua estreia no início deste mês.

Elon MuskElon Musk mudou o logotipo do Twitter para um “X” no domingo.AFP via Getty Images

Gary Black, o cofundador do Future Fund e um notável touro da Tesla, questionou abertamente a lógica por trás do movimento de Musk.

“Estou lutando para renomear o Twitter para X e perder o patrimônio da marca do passarinho azul”,  disse Black , acrescentando que “os anunciantes que não gostam de mudanças podem esperar para ver como a mudança de marca afeta a eficácia da publicidade”.

Musk corre o risco de fazer a pior jogada de branding desde a infame decisão da The Coca-Cola Company em 1985 de mudar a famosa receita do refrigerante em favor de uma versão atualizada chamada “New Coke”. A reação do público foi tão severa que os executivos da Coca-Cola rapidamente mudaram de rumo e voltaram a usar a velha receita.

“Eu realmente não entendo esse negócio de “X”. @elonmusk  é um pensador avançado e provavelmente tem um grande plano, mas este é realmente difícil de ver”, disse o  fundador da Albert Bridge Capital, Drew Dickson . “É como despejar anos de valor da marca de uma só vez.”

Elon Musk
Musk planeja construir um “aplicativo para tudo”.
Getty Images

Enquanto a reformulação da marca do Twitter parecia pegar muitos usuários desprevenidos, Musk havia telegrafado uma mudança iminente por meses. O bilionário argumentou que a plataforma serviria como um  “acelerador para a criação do X, o aplicativo de tudo”.  Musk também mudou o nome corporativo do Twitter para “X Corp” no início deste ano.

Musk é um defensor vocal do conceito de um “superaplicativo”, como o WeChat da China, que oferece serviços que vão desde pagamentos até entrega de comida e compartilhamento de viagens.

Ele também tem uma  obsessão de longa data com o nome “X.com”,  que era o nome de domínio original associado a uma startup de serviços financeiros que Musk fundou e acabou fundindo com o PayPal.

Musk e sua CEO do Twitter escolhida a dedo, Linda Yaccarino, já elogiaram o rebranding do “X” como um grande passo na direção certa – com o último referindo-se a ele como parte do processo de “transformação da praça da cidade global”.

x
Musk há muito se fixa no nome X.com.
Twitter/Elon Musk

“X é o estado futuro de interatividade ilimitada – centrado em áudio, vídeo, mensagens, pagamentos/banco – criando um mercado global para ideias, bens, serviços e oportunidades”, disse Yaccarino. “Movido por IA, o X conectará todos nós de maneiras que estamos apenas começando a imaginar.”

Os usuários de mídia social, no entanto, não ficaram convencidos.

“Para ser justo, se eu tivesse causado tanto dano a uma marca em menos de 12 meses, provavelmente também mudaria o nome e o logotipo. Mas também mudaria MEU nome e rosto e entraria no mar”, tuitou o comediante Mark Watson.

“Chame de “Twitter X”, isso é mais limpo”, brincou a conta @HighYieldHarry ao lado de uma cena da cena do filme de 2010 “A Rede Social”, onde a versão fictícia de Sean Parker do ator Justin Timberlake diz a Mark Zuckerberg renomear seu site “Facebook”.

x
Um X preto e branco é o novo logotipo do Twitter.
Getty Images

“Eles estão mudando o logotipo do Twitter para um “X”. Literalmente, o ícone em que clico quando quero fechar algo no meu computador”,  disse o escritor de quadrinhos Dan Slott .

Alguns usuários, como o ex-congressista republicano Joe Walsh, disseram que não tinham planos de chamar a empresa de “X”.

“É um país livre. Ele está livre para mudar o nome para X. E eu estou livre para continuar chamando de Twitter”, disse Walsh.

TwitterMusk comprou o Twitter por US$ 44 bilhões no ano passado.Getty Images

Um dia antes de revelar os planos de reformulação da marca, Musk rejeitou as críticas que recebeu sobre sua liderança frequentemente errática na empresa.

“Francamente, adoro o feedback negativo nesta plataforma. Muito preferível a algum escritório de censura insolente! Musk twittou. (Fonte: New York Post)